Vigilância Sanitária apreende gelo, queijo e condimentos irregulares no Pré-Caju

Saúde
23/01/2009 17h25
Início > Noticias > 36877

Durante a abertura do Pré-Caju Verão 2009, na noite de ontem, 22, na orla da Atalaia, a Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), realizou uma fiscalização no local do evento e apreendeu 34 sacos de gelo não lacrados e sem procedência que estavam dentro de um caminhão fechado, 43 espetinhos de queijo sem embalagem adequada e não industrializado e 30 bisnagas contendo catchup e maionese. Para todos os objetos apreendidos foram feitos termos de apreensão e inutilização.

A Coordenação, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continuará com 10 profissionais por noite atuando no Pré-Caju até o domingo, 25, quando se encerra a festa. A excessão foi a noite de ontem, quando trabalharam quatro pessoas: os agentes de vigilância sanitária Carlos Alberto Santos, Manoel Messias de Campos, Alberto Luiz Meireles e Alzira Queiroz. Apesar das irregularidades, os profissionais consideraram satisfatórias as condições sanitárias das barracas de comercialização de alimentos "Verificaram as roupas dos cozinheiros, a qualidade dos alimentos, o estado dos recipientes onde o alimento está armazenado e a limpeza das barracas, entre outros aspectos", explicou o agente Manoel Campos.

Para o comerciante Carlos Alberto Silva, que há sete anos comercializa no Pré-caju, a atuação dos fiscais é relevante porque ajuda a atender melhor os clientes que compram no espaço do evento. "Os agentes nos orientam sobre como acondicionar os alimentos e assim oferecer produtos e serviços de qualidade. Além disso, com a capacitação que a gente faz com a Covisa antes do início da festa, podemos também colocar em prática no estabelecimento comercial que temos aqui na Orla", salienta o comerciante.