Fiscalização impede circulação de veículos na areia das praias de Aracaju

Transporte e Trânsito
04/02/2009 10h00

Com a chegada do Verão, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vem intensificando a fiscalização de trânsito nas praias da capital. A medida tem o objetivo de fazer cumprir a Lei Municipal 2.024, de 19 de agosto de 1993, que proíbe o tráfego de veículos na faixa litorânea de areia e, assim, garantir a segurança e o conforto dos banhistas.

Apesar de constante, esse tipo de inspeção é intensificado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, devido ao aumento significativo do fluxo de pessoas nas praias aracajuanas. "Esse serviço é sempre realizado, mas nos meses de férias escolares ele é reforçado por conta do grande número de banhistas, inclusive turistas", explica o coordenador de trânsito da SMTT, capitão José Luiz Ferreira.

Dois agentes de trânsito realizam o monitoramento de toda a extensão da praia, desde o farol da Atalaia até o final da Aruana, das 10h até as 16 horas. Para isso, os profissionais fazem uso de dois quadriciclos novos, adquiridos recentemente pela SMTT. De acordo com o capitão Luiz, os trabalhos voltam ao ritmo normal no final de fevereiro, quando as férias escolares e o período carnavalesco tiverem chegado ao fim.

Aplicativos

Os condutores de veículos automotores que descumprirem a lei estão sujeitos a multa de aproximadamente R$ 84 por cometerem uma infração média, o que resulta em desconto de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e na retirada do veículo da área proibida.