Fala Cidadão é instrumento de participação popular na administração municipal

Comunicação Social
27/01/2009 17h58
Início > Notícias > Fala Cidadão é instrumento de participação popular na administração municipal

Estabelecer uma comunicação eficaz entre a administração municipal e a população é uma iniciativa de suma importância para a garantia do cumprimento de deveres e direitos dos aracajuanos. Por isso, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), disponibiliza o serviço ‘Fala Cidadão', que tem o intuito de estabelecer um canal de comunicação direta para o exercício da cidadania, onde é possível reclamar, sugerir, tirar dúvidas e até elogiar os serviços públicos.

Com cerca de sete anos de existência, o serviço do ‘Fala Cidadão' já possui 12 urnas instaladas em locais estratégicos e de maior fluxo de pessoas. Os mercados centrais, o aeroporto Santa Maria, o Mirante da 13 de julho e a rodoviária José Rollemberg Leite são exemplos de localidades nas quais qualquer um pode depositar suas questões. Além das urnas, o cidadão interessado em se comunicar diretamente com a administração municipal tem ainda um número de telefone fixo (3218.7884) e um endereço de e-mail (fala.cidadao@aracaju.se.gov.br).

Para que o contato seja efetivado, o interessado deve se identificar, informando nome completo, endereço, número de telefone e um e-mail - caso tenha.  Estando os dados preenchidos corretamente, as reclamações, sugestões, dúvidas ou elogios acabam selecionados em uma triagem, repassados para o órgão ou secretaria a que se referir e depois respondidos prontamente. 

Os formulários depositados nas urnas da capital sergipana são recolhidos uma vez por semana, e, segundo a relações públicas Fátima Campos, integrante da equipe do ‘Fala Cidadão', cerca de 280 contatos são feitos via urnas semanalmente. Além disso, 120 e-mails são recebidos pela Prefeitura todas as semanas. "Quando a cidade realiza esses grandes eventos, como o Forró Caju, por exemplo, nós registramos um maior número de contatos. Seja para opinar, ou para fazer alguma observação", explica.

Aprovação

O período das férias de final de ano é a época em que Aracaju recebe o maior número de turistas, os quais vêm cada vez mais aproveitando as urnas localizadas em pontos turísticos para deixar seus recados e impressões sobre a cidade. "É um contato direto entre as pessoas e a administração. Quando a observação é direcionada ao prefeito Edvaldo Nogueira, ela passa pelas mãos dele realmente", explica Fátima Campos.