Nova usina de asfalto vai duplicar a capacidade produtiva do município

Infraestrutura
29/01/2009 14h00
Início > Notícias > Nova usina de asfalto vai duplicar a capacidade produtiva do município

Investimentos para potencializar as ações do município. Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura de Aracaju encerrou a licitação para a compra de uma nova usina de asfalto. Na tarde de ontem, terça-feira, o corpo técnico da empresa realizou uma vistoria nas futuras instalações do equipamento, que será implantado na unidade de produção, localizada na rodovia João Bebe Água, em São Cristóvão.

Coordenada pelo presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, a visita técnica propiciou a realização de um levantamento estrutural na unidade de produção. O grupo de analistas pontuou as adequações que a empresa fará para instalar o conjunto de equipamentos da nova usina. Com a estrutura, a fabricação de cimento asfáltico pode chegar até a 120 toneladas por hora, o dobro da capacidade atual. A previsão para conclusão é de cerca de 60 dias, quando estará instalada e pronta para iniciar a produção em larga escala.

De acordo com o presidente da Empresa de Obras e Urbanização, a aquisição da usina representa um investimento de cerca de R$ 1,8 milhão de reais na melhoria da malha viária aracajuana. "Estamos investindo em nossa capacidade produtiva. A nova usina é moderna, totalmente informatizada, o que garante um desempenho de qualidade. Com essa aquisição, vamos produzir ainda mais e com mais qualidade. É a inauguração de uma nova era para a Emurb e para a capital sergipana. Um novo tempo está começando", comemora.

A nova usina

A usina de asfalto contra-fluxo de mistura externa, modelo UACF 17 P-1 ADVACED, é uma unidade produtora de cimento asfáltico de petróleo (CAP) que alia a portabilidade total obtida com a tecnologia de produção contínua à qualidade de mistura comparável às usinas gravimétricas (as mais potentes ferramentas de pavimentação rodoviária do mundo). O CAP não é exposto a altas temperaturas, garantindo assim maior vida útil da massa asfáltica e, consequentemente, mais qualidade.