A partir de hoje, segunda-feira, está proibido o estacionamento de veículos na avenida Barão de Maruim, uma das vias mais movimentadas de Aracaju. Nesse primeiro dia em que a determinação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) entrou em vigor, a população já começa a sentir os benefícios no trânsito local.
De acordo com o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, os veículos do transporte coletivo agora percorrem livremente a avenida. "Na Barão de Maruim, circula um ônibus por minuto. Antes, esses veículos levavam cerca de oito minutos para fazer o percurso da praça da Bandeira até a Ivo do Prado. Hoje, levam apenas três ou quatro. Os benefícios estão sendo maiores do que o planejado e a fluidez do trânsito já pode ser facilmente notada", afirmou o superintendente, que acompanhou o primeiro dia de fiscalização na avenida.
Além dos motoristas e passageiros do transporte coletivo, os pedestres também estão sendo beneficiados. Agora eles caminham com mais segurança, principalmente ao atravessar a via. "Nós tínhamos uma média de 30 a 40 carros parados na Barão, o que prejudicava também as pessoas que precisavam passar pela avenida. Sem veículos estacionados aqui, elas atravessam livremente", destacou Samarone.
Quem mora na avenida Barão de Maruim também diz se sentir mais seguro com a nova determinação, a exemplo de Waldemar Fontes Cardoso. Residente em uma casa de esquina, em frente à praça da Bandeira, ele conta que já presenciou inúmeros acidentes próximos à sua porta. "Por vários dias, eu e minha família acordamos de madrugada com o barulho das batidas. Tivemos até que bloquear a calçada, porque um carro já chegou a invadir o nosso jardim. Agora estou confiante de que essa proibição vai ajudar a evitar mais acidentes", declarou.
Apesar de não poder mais estacionar na avenida, o motorista Josué Paes da Costa concorda com a medida. "Por causa de um táxi parado na via, eu quase sofri um acidente. Espero que todos respeitem a lei e não estacionem na calçada. Senão, os pedestres é que serão prejudicados", disse.
Segundo o diretor de trânsito da SMTT, major Antônio Paiva, os motoristas que buscarem a calçada para estacionar seus carros também serão punidos. "Para quem atrapalhar o caminho do pedestre nas calçadas, nós aplicaremos uma multa de R$ 127,69, e o veículo estará sujeito a remoção. Nosso objetivo é ter as calçadas e as quatro faixas de circulação livres. O ideal mesmo é estacionar nas ruas próximas", explicou o major.
Fiscalização
Para orientar pedestres e condutores, agentes de trânsito da SMTT estão em pontos estratégicos da avenida Barão de Maruim. De acordo com o major Paiva, os motoristas terão um tempo para se adaptar à nova medida. "Durante os próximos 15 dias, estaremos com nove agentes alertando os motoristas, pois toda mudança é difícil. Mas, a partir do dia 16, quem desobedecer a nova regra estará cometendo infração média e terá que pagar uma multa de R$ 85,13, além de perder quatro pontos na carteira e ter o veículo apreendido", afirmou.