Centro de Apoio Psicossocial infantil funcionará em novo local

Saúde
03/02/2009 08h49
Início > Noticias > 36959

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que a partir da próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, o Centro de Apoio Psicossocial (Caps) i Vida será transferido para um novo endereço. O atendimento será prestado na nova sede, localizada na avenida Alberto Azevedo nº 207, bairro Suíssa, nas proximidades da Vila Militar. Para obter mais informações, os interessados podem ligar para os telefones 3179 3770 e 3179 3771.

A coordenadora do Caps i Vida, Ana Salmeron, explica que a mudança visa melhor atender às necessidades dos usuários do Centro. "O Serviço do Caps i Vida atende a pacientes graves na faixa etária de 0 a 15 anos e já tem 5 anos de atuação. O sistema é universal e atendemos aos pacientes de forma a minimizar eventuais crises nos indivíduos com transtornos mentais", afirma a coordenadora.

Estrutura dos Caps de Aracaju

Em Aracaju, os Caps integram a Rede de Atenção Psicossocial (Reap) e são importantes centros para inclusão social de indivíduos com transtornos mentais.  Neles, a Prefeitura Municipal de Aracaju desenvolve serviços que vão desde o acolhimento, vínculo, responsabilização e produção de autonomia aos portadores de transtornos mental.

Entre as ações estratégicas, destacam-se atividades terapêuticas, individuais e em grupo. São desenvolvidas ainda atividades externas, como passeios, oficinas de reabilitação e atividades culturais e esportivas. Atualmente, a Reap é composta por seis Caps, quatro Unidade de Saúde da Família (USFs) com Referência Ambulatorial e quatro Serviços Residenciais Terapêutico.

Dos seis Caps, três são Caps III, que disponibilizam atendimento 24 horas (Caps Liberdade, Caps David Capistrano e Caps Jael Patrício); um Caps Álcool e Drogas (Caps AD) para cuidados com usuários de álcool e outras drogas; um Caps Infantil (Caps i Vida); e um Caps I (Caps Artur Bispo, que atende no expediente diurno). A meta principal dos Caps é a integração social, o direito à liberdade e cidadania.

O SUS também mantém em Aracaju a Urgência em Psiquiatria no Hospital São José e Referências Ambulatoriais em quatro das 43 Unidades de Saúde da Família (USFs). São elas a USF Francisco Fonseca, USF Anália Pina, USF Sinhazinha e USF Geraldo Magela. Ainda são disponibilizados oito leitos no Hospital Universitário para o atendimento em saúde mental.