PMA planeja ações para pessoas em trajetória de rua

Família e Assistência Social
03/02/2009 14h24
Início > Notícias > PMA planeja ações para pessoas em trajetória de rua

Com o objetivo de avaliar e melhorar as ações voltadas a crianças, jovens e adultos que vivem em trajetória de rua na capital sergipana, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realizou na tarde de ontem, segunda-feira, uma reunião com técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Guarda Municipal (GMA) e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). A idéia é criar alternativas de políticas públicas para essas pessoas em 2009. Entre as prioridades mais iminentes que foram discutidas no encontro está atuação dos três órgãos durante o Projeto Verão e Carnaval.

A Prefeitura visa, entre outras coisas, coibir a exploração de crianças e adolescentes expostas à riscos pessoais e sociais nas ruas da capital. "Nosso objetivo é prevenir que essas crianças e adolescentes não sejam explorados por pais ou responsáveis e deixar claro que lugar de criança não é na rua", afirmou a gerente de Serviços de Alta Complexidade da Semasc, Mônica Ferreira. Ela explica que uma força tarefa será montada para visitar pontos da cidade onde normalmente se concentram pessoas em trajetória de rua.

Mônica explica que, durante eventos em que aumenta o fluxo de pessoas em Aracaju, diversas famílias, inclusive de outros municípios e estados, passam a viver em situação de rua para tentar lucrar com essa atividade. "Nessas ocasiões, inclusive pessoas com residência própria, passam a viver em praças e avenidas para conseguir dinheiro e o que de fato queremos é evitar este tipo de situação", destacou a gerente, lembrando que as ações serão realizadas em parceria com a Emsurb, responsável pelos logradouros públicos.

Durante a ação, educadores sociais do ‘Programa Acolher: Da Rua À Cidadania' estarão identificando essas pessoas e, se for constatado serem de Aracaju, serão encaminhadas para a Central Permanente de Acolhimento, mantida pela PMA, através da Semasc. Se for constatada a presença de crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar será acionado para que dê os devidos encaminhamentos. Se o usuário for de outro município ou estado, será encaminhado para o abrigo do Estado, que deverá entrar em contato com os órgãos competentes da cidade de origem.

Cronograma de ações

Fevereiro

Dia 4, às 15h -
Centro, Rodoviária Velha, Praça da Bandeira, Praça Camerino
Dia 13, às 9h - Praça do Incra, Praça dos Expedicionários, Praça Dom José Tomaz, Ponte Construtor João Alves
Dia 19, às 18h - Orla de Atalaia

Março

Dia 4, às 16h -
Avenida Beira Mar c/ Francisco Porto, Anízio Azevedo, Rótula da Ponte da Coroa do Meio, Shoping Jardins, Praça Tobias Barreto