Com a finalidade de estimular a criação audiovisual em Aracaju, o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), da Prefeitura de Aracaju, inicia na segunda-feira, dia 16, a primeira turma para oficina livre de 'Introdução à Animação'. O mini-curso é gratuito e voltado a qualquer pessoa que tenha o interesse pelo tema. As inscrições já se encerraram e os inscritos já foram contactados.
Segundo o facilitador da oficina, Márcio Venâncio, nas atividades serão utilizados materiais muito simples, a exemplo de tesoura, cola, caneta e cartolina, pois os trabalhos têm caráter introdutório. "O conteúdo é básico e mostra que a animação é possível a qualquer pessoa com um custo muito pequeno", informou.
De acordo com Márcio Venâncio, as aulas acontecerão pela manhã e à tarde. O facilitador já ministrou o mesmo curso em outras instituições, a exemplo do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da TV Aperipê, dando um direcionamento mais temático nesses lugares.
Mostra
A coordenadora pedagógica do NPDOV, Maíra Ezequiel, explica que, além do mini-curso 'Introdução à Animação', ainda será realizada este mês a mostra temática ‘O Brasil que Ninguém Viu', com filmes de cineastas brasileiros sem o devido reconhecimento no país e de grande prestígio internacional.
Limite (1930), de Mário Peixoto; O Gênio Total (1978), de Jairo Ferreira; e Serras da Desordem (2006) de Andréa Tonacci, abrem a mostra temática 2009, que acontece entre os dias 18, 19 e 20 de fevereiro, sempre às 19h30 no próprio NPDOV com entrada franca.
O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira é uma unidade mantida pela da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), e funciona na Rua Lagarto, 2611, bairro São José. O telefone é (79) 3211-1505.