Lenine trará mistura de influências musicais para o Projeto Verão 2009

Cultura
05/02/2009 16h24

Quem está passando pela orla de Atalaia no decorrer desta semana já começa a sentir o clima do Projeto Verão 2009. É que a estrutura para receber as atrações começou a ser montada, antecipando a dimensão da festa. De 12 a 16 de fevereiro acontecem os show com artistas nacionais e locais, que se revezarão no palco duplo. Os cariocas do grupo Exalta Samba, os sergipanos da banda Sibberia e o perambucano Lenine abrirão a programação em alto estilo.  

Uma das atrações mais esperadas pelo público, o cantor e compositor de Pernambuco promete embalar sergipanos e turistas ao som de sucessos consagrados. A mistura sonora presente nas suas canções é resultado de uma extensa lista de influências musicais, que vão dos ritmos nordestinos, ao Funk, Hip Hop e demais gêneros pop - fazendo deste artista universal um dos grandes renovadores da MPB a partir dos anos 90.

Quando ainda era um adolescente, Osvaldo Lenine Macedo Pimentel andava pelas ruas do Recife ao som de rock americano, até ter seu primeiro contato com a música popular brasileira. O disco ‘Clube da Esquina' (1972) de Milton Nascimento, e um show de Gilberto Gil realizado na capital pernambucana impressionaram o jovem, que aos 18 anos resolveu mudar-se para o Rio de Janeiro e participar do festival MPB 81, da TV Globo, com uma música de sua autoria chamada ‘Prova de Fogo'.

Seu primeiro LP - ‘Baque solto' - foi lançado no ano de 1982, em parceria com Lula Quiroga. O segundo trabalho, ‘Olho de peixe', só veio dez anos depois, em parceria com o percussionista Marcos Suzano. A partir daí, com o nome já inscrito entre os inovadores da música popular brasileira, nos anos 90 Lenine agregou às suas batidas a influência do pop dançante e, em 1997, lançou seu primeiro disco solo, ‘O Dia em que Faremos Contato', que chegou às lojas com uma roupagem mais pop, combinando ritmos eletrônicos às influências nordestinas ao brasileiríssimo samba. O segundo disco solo viria em 1999, com o título ‘Na pressão'.

O pernambucano conquistou prestígio e respeito no cenário musical brasileiro e teve suas músicas gravadas por cantoras como Zizi Possi, Elba Ramalho e Daúde. No ano de 2002, chegou ao mercado o tão esperado ‘Falange Canibal', uma espécie de ‘disco-manifesto' do cantor, que contou com a participação de inúmeros artistas, incluindo estrangeiros. Na França, em 2004, chegou a gravar o álbum ‘Lenine Incite', trabalho que gerou um DVD gravado ao vivo num apresentação em Paris - sucesso de crítica e público. Em 2005, lançou ‘Brésil, Brésils' (Brasil, Brasils), música que compôs, a convite, para o Ano do Brasil na França.

Em 2006, Lenine reuniu no Acústico MTV grandes sucessos da carreira, com músicas como ‘Paciência'; Dois olhos negros'; e ‘Hoje eu quero sair só'. O último trabalho composto apenas de canções inéditas é intitulado ‘Labiata' e apresenta 11 composições próprias com as parcerias de Arnaldo Antunes, Dudu Falcão, Paulo César Pinheiro e Bráulio Tavares. O título do CD é baseado na espécie de orquídea chamada Cattleya Labiata. O trabalho, que foi mixado na Inglaterra, tem como principal destaque a faixa ‘Samba e Leveza', parceria inédita de Lenine com o saudoso Chico Science.

Confira abaixo a programação musical completa do Projeto Verão 2009:

Palco Principal (12 a 16 de fevereiro):

Quinta-feira - 12/02
A partir das 21h:
Sibberia
Lenini
ExaltaSamba

Sexta-feira - 13/02
A partir das 21h:
Detonautas
Gilberto Gil
Maria Scombona

Sábado - 14/02
A partir das 21h:
Naurêa
Manu Chao
Charlie Brown Jr.

Domingo - 15/02
A partir das 21h:
Alapada
O Rappa
Reação