População elogia reurbanização da Praça Fausto Cardoso

Infraestrutura
05/02/2009 18h57

Aracajuano, residente no Centro da cidade desde que nasceu, Regisvaldo Gomes de Almeida, 28, há cinco anos trabalha lavando os veículos que estacionam nos arredores da Praça Fausto Cardoso. "Quando comecei a lavar carro aqui já via tudo bem desgastado, precisando de reforma", comenta Regisvaldo, lamentando, sobretudo, os transtornos causados pelas irregularidades no calçamento. "Era difícil caminhar por aqui sem tropeçar", diz. 

Mas o tempo passou e o cenário mudou. Hoje a praça está gradeada para que o tráfego de pedestres não comprometa o andamento da reurbanização que vem sendo realizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). "Quando dá aproveito e dou uma olhadinha na obra. A praça ta ficando bonita demais", comemora o lavador de carro, que não perde a oportunidade de constatar a nova realidade sempre que os operários chegam ou saem do local de trabalho.

Orçada em quase um milhão de reais, a reforma da Fausto Cardoso já está 65% pronta. Ao final a estrutura contará com nova iluminação, sinalização e paisagismo, no qual consta o replantio de palmeiras imperiais e ipês, além da recuperação dos monumentos históricos e de toda a estrutura física. "Dentro dos próximos 60 dias já teremos tudo concluído", antecipa o diretor de Obras da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Gilvan Sandes.

À frente do minucioso trabalho de recuperação da estrutura, cuja origem remete ao ano de 1857, estão 50 operários, distribuídos nas várias etapas. Entre elas a reforma das estátuas e capitéis (parte superior de uma coluna), onde o maior desafio está em manter a originalidade do patrimônio histórico. "É um trabalho delicado, que requer cuidados, pois precisamos manter tudo como era antes, desde a tinta ao composto utilizado", declara o artista plástico e restaurador, Lino da Costa. 

Satisfação popular

A fase avançada da reurbanização leva os aracajuanos a criarem grande expectativa entorno da nova estrutura. "Não vejo a hora de ver a praça já pronta", declara a estudante Maísa Lima Santos, 16, que teve a oportunidade de ver o interior da obra por alguns instantes. "Gostei. Está bem bonita", elogia Maísa, destacando a beleza do novo gramado e dos passeios pavimentados com pedra portuguesa branca e concreto estampado vermelho.

Já para a promotora de vendas Carla Mendonça, 28, a surpresa foi ainda maior. Há seis meses ela deixou a capital sergipana para passar uma temporada no interior da Bahia. "Antes sempre passava por aqui e via a necessidade de reforma. Tinha muita coisa com defeito", lembra pouco antes de percorrer a praça. "Pelo que a gente vê vai ficar excelente", exalta.   

História

Construída há 152 anos às margens do rio Sergipe e ladeada pelos edifícios-sede dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, a praça Fausto Cardoso sempre foi um marco na história da cidade, seja durante a construção da Ponte do Imperador, em 1860, para receber a comitiva imperial de Dom Pedro II, ou na morte do deputado federal e poeta Fausto Cardoso, assassinado no episódio que ficou conhecido como ‘a tragédia de Sergipe'. Mais recentemente, a praça foi palco do comício das Diretas Já, das sucessivas campanhas presidenciais de Lula e da manifestação dos ‘Caras Pintadas' no movimento do Fora Collor, que varreu o país na década de 90.