Edvaldo participa do combate a dengue no bairro América

Agência Aracaju de Notícias
09/02/2009 14h50

O bairro América recebeu nesta segunda-feira a brigada de combate a dengue. Cerca de 600 pessoas se reuniram em frente à Igreja dos Capuchinhos e depois saíram em visitação a centenas de residências na procura à larva do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. O trabalho dos agentes municipais e estaduais de endemias e de saúde foi acompanhado de perto pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e pelo governador de Sergipe, Marcelo Déda.

A brigada contou com a participação de 200 agentes municipais de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 75 profissionais de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos e 20 da Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb). Durante nove dias, essas equipes visitarão oito bairros da capital sergipana - América, Siqueira Campos, Pereira Lobo, Cirurgia, São José, Palestina, Suíssa e 18 do Forte que estão com índice elevado de infestação do mosquito. Ao final do trabalho, 45 mil casas terão sido vistoriadas.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira a união do governo estadual e municipal é importante para combater um mal como a dengue, que está atingindo todo o país. "Nosso objetivo é derrotar a dengue, por isso trabalhamos em parceria", citou. Ele ainda solicitou à população que contribua com trabalho dos agentes. "Mais uma vez apelo a sociedade que colabore fazendo sua parte", relata.

A Prefeitura vem realizando um trabalho de combate ao vetor desde o ano passado, mas a visita às residências se intensificaram com a chegada do Verão. "A epidemia está distante, mas não podemos fechar os olhos para o problema", afirma o prefeito de Aracaju.

O governador Marcelo Déda também pediu à sociedade aracajuana que esteja alerta aos cuidados com o mosquito. "Nós queremos que a comunidade participe, porque muitas vezes você pode ganhar a luta nas ruas e perder no quintal, pois basta que em uma casa tenha um foco para que haja a contaminação no bairro inteiro. É importante que os agentes não apenas faça a localização dos focos e mate as larvas, mas ainda oriente a comunidade a ter hábitos saudáveis que ajudam a saúde da família e no combate a essa praga que é a dengue", disse.

O secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, destacou que o apoio do Estado é fundamental. "Essa força múltipla é para que efetivamente façamos o combate a dengue. A parceria é fundamental para a fiscalização dos bairros onde ainda há o índice infestação mais alterado", comentou.

De acordo com o diretor da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Paulo Costa, a empresa contribuiu com 20 pessoas, quatro caçambas, uma pá carregadeira e um caminhão limpa-fossa. "Realizamos aterramento e estamos fazendo serviços de desobstrução da rede de drenagem e boca-de-lobo. A operação conjunta entre a Saúde, Emsurb e Emurb facilita nosso trabalho", disse.

Segundo o secretário de estado da Saúde, Rogério Carvalho, os agentes irão convidar os moradores a fazer a inspeção junto com eles. "Caso seja localizado algum foco do mosquito, de imediato, o residente daquela casa será informado sobre os riscos de um foco e de como pode ser evitado", ratificou.

Na ocasião, o frei Miguel reuniu todas as pessoas para rezar um pai nosso e uma ave Maria e depois com água benta fez a benção.

Presenças

Também presenciaram o ato o vice-prefeito de Aracaju, Sílvio Santos, o secretário municipal de Governo, Bosco Rolemberg, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Emannuel Nascimento, o vereador Dr. Gonzaga, o comandante da Polícia Militar Magno Silvestre, e o assessor especial do governador Marcelo Déda, Rosalvo Alexandre.