A Prefeitura de Aracaju deu início às atividades recreativas do Projeto Verão 2009, na praia de Atalaia, durante a manhã da última segunda-feira. No intuito de promover o lazer e a interação entre os participantes - jovens de 7 a 15 anos e portadores de necessidades especiais - estão sendo realizadas oficinas, práticas esportivas e brincadeiras populares até a próxima sexta-feira, 13 de fevereiro.
A coordenação, execução e monitoramento das atividades ficam por parte da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju). A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) entrou com os monitores encarregados de atender às necessidades da garotada e fez a seleção dos próprios participantes, jovens assistidos pelos projetos sociais da Prefeitura de Aracaju.
A iniciativa se confunde com a curta, mas marcante, história do Projeto Verão, que completa esse ano sua 8ª edição. Nesse tempo, muita gente fez parte da organização e da execução das atividades recreativas. Esse é o caso coordenador geral de esportes, Rafael Bittencourt, que há três anos participa do evento. Sua rotina começa às 8h e se encerra às 17h. Durante esse período, Rafael circula pelas tendas montadas nas areias da atalaia, observando o trabalho dos monitores e toda a movimentação no local.
Para o coordenador de esportes, o caráter lúdico da programação enriquece ainda mais esta iniciativa do poder público municipal. "Durante esta semana, a gente espera receber uma média 400 crianças por dia e, ao mesmo tempo, em que mostramos para elas que é possível se divertir com coisas simples, fazemos um resgate da cultura popular através das brincadeiras", afirmou.
Essas brincadeiras, às quais Rafael se refere, são velhas conhecidas de gerações anteriores a esta que participa do Projeto Verão. Amarelinha, queimado, cabo de guerra, pipa, vai e vem, bambolê, entre outros, são alguns dos objetos de resgate da cultura popular explorados pelas equipes de monitores junto às crianças e portadores de deficiência.
Além da prática dessas brincadeiras populares, promove-se também oficinas de dança, capoeira, elaboração de brinquedos e a prática esportiva, sem o viés competitivo, é claro. "Aqui, o objetivo é fazer com que as crianças façam novos amigos e não adversários", justifica o monitor voluntário para jogos de tabuleiro, Ygor Pinheiro.
Durante uma partida de xadrez, Walter Barbosa, de 12 anos, e Leonardo dos Santos, de 13, inscritos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do Santa Maria, apesar da timidez, não escondem a felicidade por estarem aproveitando as férias de uma maneira diferente: "A gente está gostando muito. Tem muita coisa para fazer!", comemorou Walter Barbosa.
Participam das atividades, principalmente, meninos e meninas inscritos em projetos e núcleos de apoio sócio-educativo idealizados e mantidos pelo município através da Semasc, como o Recriando Caminhos, os Cras (Centro de Referência da Assistência Social), USEs (Unidades Sócio-Educativas) e Petis. No entanto, o evento é aberto para qualquer um que se interessar pelas atividades. Espera-se, com isso, cerca de 1350 crianças advindas de projetos sociais, além de 830 portadores de algum tipo de deficiência.
Confira a programação:
Segunda-feira - 09/02 (Participação de pessoas atendidas por projetos sociais)
8 às 17h - Atividades recreativas: Tchoukball (Workshop), Queimado, Mini Futebol de Praia, Cabo de Guerra, Jogos e Brincadeiras, Dama Gigante, Dominó Gigante, Parede de Escalada.
9 às 17h - Oficinas: Capoeira, Pipa, Xadrez, Dama, Tchoukbal, Queimado, Mini Futebol de Praia, Cabo de Guerra, Jogos e Brincadeiras, Dama Gigante, Dominó Gigante.
Terça-feira - 10/02 (Participação de pessoas com deficiência)
8 às 17h - Atividades recreativas:Tchoukball (Workshop), Queimado, Mini Futebol de Praia, Cabo de Guerra, Jogos e Brincadeiras, Dama Gigante, Dominó Gigante, Parede de Escalada, Cama Elástica, Bambolê, Tamanco Chinês, Amarelinha, Escalada, Corda, Vôlei Gigante, Dama, Dominó, Xadrez.
8 às 17h - Oficinas: Capoeira, Pipa, dança e recicláveis: Confecção de Vai e Vem, Jogo da Velha, Bilboquê.
Quarta-feira - 11/02 (Participação de pessoas atendidas por projetos sociais)
9 às 17h - Atividades recreativas: Cama Elástica, Bambolê, Tamanco Chinês, Amarelinha, Escalada, Corda, Vôlei Gigante, Dama, Domino, Xadrez.
9 às 17h - Oficinas: Tchoukball (Workshop), Queimado, Mini Futebol de Praia, Cabo de Guerra, Jogos e Brincadeiras, Dama Gigante, Dominó Gigante, Parede de Escalada, Capoeira, Pipa, dança e recicláveis: Confecção de Vai e Vem, Jogo da Velha, Bilboquê.
9 às 17h - Torneios esportivos: Vôlei de Praia, Queimado, Futebol de Areia, Dama, Cabo de Guerra, Handebol de Areia.
Quinta-feira - 12/02 (Participação de pessoas com deficiência)
9 às 17h - Atividades recreativas: Cama Elástica, Bambolê, Tamanco Chinês, Amarelinha Escalada, Corda, Vôlei Gigante, Dama, Dominó, Xadrez.
9 às 17h - Oficinas: Capoeira, Pipa, dança e recicláveis: Confecção de Vai e Vem, Jogo da Velha, Bilboquê, Tchoukball (Workshop), Queimado, Mini Futebol de Praia, Cabo de Guerra, Jogos e Brincadeiras, Dama Gigante, Dominó Gigante, Parede de Escalada.
9 às 17h - Torneios Esportivos: Volêi de Praia, Queimado, Futebol de Praia, Dama, Cabo de Guerra, Handebol de Areia, Parede de Escalada.
Sexta-feira - 13/02 (Participação de pessoas atendidas por projetos sociais)
9 às 17h - Atividades recreativas: Cama Elástica, Bambolê, Tamanco Chinês, Amarelinha, Escalada, Corda, Volêi Gigante, Dama , Dominó, Xadrez.
9 às 17h - Oficinas: Tchoukball (Workshop), Queimado, Mini Futebol de Praia, Cabo de Guerra, Jogos e Brincadeiras, Dama Gigante, Dominó Gigante e Parede de Escalada, Capoeira, Pipa, Xadrez, Dama, Artes (Confecção: Peteca, Vai e Vem, Jogo da Velha, Bilboquê, Dominó de Formas).
9 às 17h - Torneios Esportivos: Vôlei de Praia ,Queimado , Futebol de Praia , Dama, Cabo de Guerra , Handebol de Areia.