Modalidades Esportivas esquentam temperatura do Projeto Verão 2009

Funcaju
10/02/2009 12h59
Início > Noticias > 37022

A temperatura ferveu as areias da praia de Atalaia durante as atividades esportivas da programação do Projeto Verão 2009, realizadas no último domingo. Os 33° graus não foram empecilho para as centenas de pessoas que lotaram as arquibancadas e tendas armadas em frente às arenas desportivas. Tendo a Prefeitura de Aracaju como apoiadora, o evento organizado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) reuniu amantes do esporte e atletas da capital, do interior de Sergipe e dos Estados vizinhos, como Bahia e Alagoas.

O campeonato de ciclismo envolveu 150 praticantes que competiram nas categorias: Estreante, Máster A, Máster B, Máster C, Feminino e Elite. A prova se deu em circuito fechado na Passarela do Caranguejo e teve duração de 30, 35, 55 e 60 minutos. "O evento já se firmou no calendário esportivo da capital e mostra que todos podem participar, desde os atletas mais novos até os mais velhos, como é o caso da categoria Master", afirmou Josenilton Júnior, 15 anos, segundo lugar na categoria estreante

Para o presidente da Federação Sergipana de Ciclismo, Gilvan Costa, o incentivo dado pelo município é de extrema importância para o crescimento do esporte. "A cada ano a Prefeitura trabalha para que o torneio se fortaleça e aumente ainda mais o número de participantes. O Projeto Verão mostra a preocupação do poder público com as modalidades esportivas", coloca.

Futvôlei  

Difundido no Brasil em meados dos anos 90, o futvôlei é outra modalidade que ganha visibilidade no esporte.  Este ano, três das 20 duplas vieram do Estado da Bahia, entre elas Fred Kock e Lino Neto, que parabenizaram Aracaju pelo respeito à modalidade. "Ao contrário de Salvador, em que a organização deixa muito a desejar, aqui tudo é correto, com leis e regras que são cuidadosamente respeitadas pela federação e pelos organizadores do projeto. Com certeza voltarei ano que vem", enfatiza Fred.

Vôlei de praia

O vôlei de praia foi outra atividade que mereceu destaque dentro da programação do Projeto Verão, dividida em dupla e 4X4, na categoria masculino e dupla na feminina. No total, 17 duplas e 11 quartetos masculinos, além de 11 duplas femininas, disputaram os primeiros, segundos e terceiros lugares.

O tricampeão brasileiro, vice-campeão panamericano e campeão em cinco etapas do circuito mundial, Paulo Emílio, veio competir novamente e sagrou-se campeão na categoria 4 X4. "Ganhar foi conseqüência. Sempre faço questão de vir competir aqui. A capital sergipana deve servir de espelho para muitas cidades do Brasil, no que diz respeito ao apoio dado ao esporte", declara.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, Waldoílson dos Santos Leite, ressaltou a proporção que o Projeto Verão adquiriu em 2009. "Todo o projeto é grandioso. As atividades recreativas são inúmeras e os shows com atrações locais, nacionais e até internacionais mostram a qualidade do evento. Montamos toda uma estrutura para receber os mais de seis mil atletas", destaca.

Bodyboarding

A modalidade reuniu 52 atletas, que disputaram as categorias iniciante, amador e open. De acordo com o presidente da Federação Sergipana de bodyboarding, Alexander Feitosa, a inserção da modalidade no evento tem facilitado a difusão e o incentivo do esporte em Sergipe. "A quantidade de atletas foi excelente, principalmente na categoria iniciante. Ficamos surpresos com a estrutura montada e temos a certeza de que em 2010 ela será ainda melhor", almeja.

Campeão na categoria amador, Ramon Daniel enalteceu o destaque que o bodyboarding vem obtendo no evento. "Além de nos dar a chance de mostrar todo o nosso potencial e provar que temos know how para representar o Estado fora daqui, o projeto motiva ainda mais os iniciantes e abre os olhos dos futuros patrocinadores", ressalta.