Prefeitura realiza reunião com entidades conveniadas da rede Sócio-Assistencial

Família e Assistência Social
10/02/2009 15h21
Início > Notícias > Prefeitura realiza reunião com entidades conveniadas da rede Sócio-Assistencial

Estreitar os laços entre poder público e Organizações Não Governamentais (ONG's) e aprimorar cada vez mais os serviços da rede Sócio-Assistencial. Estes foram os principais temas abordados durante reunião promovida pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) na manhã de hoje, terça-feira, com entidades conveniadas.

Durante o encontro realizado na Fundação de Apóio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), a secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo, destacou a importância de momentos como este. "Nossa meta é aprimorar os serviços prestados à população e é desta forma que juntos teremos condições de enfrentar os desafios que não são poucos", destacou.

A secretária Rosária Rabelo destacou a importância da parceria com as ONG's no fortalecimento da Rede Sócio-Assistêncial. "Sozinho o poder público não dá conta dos agravos sociais. Não sei o que seria se não houvesse a organização da sociedade civil e é justamente desta forma que estreitamos cada vez mais os laços de parceria", ressaltou.

Um dos pontos discutidos na reunião foi a prestação de contas que as entidades devem enviar para a Semasc, já que os recursos recebidos são verbas públicas. "A prestação de contas deve ser enviada com antecedência para que o setor responsável possa analisar a documentação e os recursos possam ser liberados com mais rapidez porque não temos a intenção de segurar recursos. O que nós queremos é que os recursos sejam usados na execução dos projetos", afirmou o gerente de Regulação, Análise e Habilitação de convênios da Semasc, Elber Firpo.

O encontro foi bastante elogiado pelas entidades conveniadas que viram, na oportunidade, a porta de entrada para o esclarecimento de dúvidas. "É de muita importância esses encontros porque nos deixam mais tranqüila e nos ajudam a tirar dúvidas que possam aparecer", frisou a assistente social do Oratório de Bebe, Tânia Maria Lima Barroso. "São reuniões como esta que ajudam a fortalecer cada vez mais a rede sócio-assistencial", completou a diretora da Casa Santa Zita, Simone Santos.

Presenças 

Estiveram presente na reunião, a Associação Comunitária do Bairro São Carlos; Associação de Amigos da Oncologia; Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais; Associação Sergipana de Equoterapia; Casa da Doméstica; Oratório de Bebe; Casa Santa Zita; Centro Comunitário Assistente Social Terezinha Meira; Centro de Integração Raio de Sol; Coordenação dos Movimentos de Mulheres do Estado de Sergipe (Conam - Mulher); Instituição Beneficente Emmanuel.

Também deram sua contribuição aos debates o Instituto e Creche Menino Jesus; Instituto Pedagógico de Apóio à Educação ao Surdo de Sergipe (Ipaese); Instituto Social das Medianeiras da Paz; Lar Evangélico das Assembléias de Deus; Lar Infantil Cristo Redentor; Oratório Festivo São João Bosco; Projeto Esperança; Serviço de Assistência e Movimento da Educação (Same); Sociedade Protetora da Casa Maternal Amália Leite; União Brasileira de Mulheres (UBM) e Sociedade Eunice Weaver de Aracaju.