Lideranças políticas conhecem planejamento estratégico do Orçamento Participativo

Sempi
11/02/2009 09h32
Início > Noticias > 37037

Dentro das ações de avanço e desenvolvimento na gestão municipal, o secretário Extraordinário de Participação Popular, Rômulo Rodrigues, apresentou na noite de ontem, terça-feira, o planejamento estratégico aos dirigentes municipais do Partido dos Trabalhadores (PT), bem como a previsão de demandas a serem executadas nos próximos quatro anos. A reunião foi incluída no contexto das comemorações da legenda no âmbito nacional, que completou 29 anos de existência no dia 10 de fevereiro.

"Criamos um planejamento estratégico em novembro do ano passado, que foi pedido pelo Prefeito Edvaldo Nogueira aos secretários. A proposta era de pensar num planejamento para quatro anos em que analisássemos a situação como se estivéssemos começando um novo governo, tendo como mote ‘Aracaju Avança com Trabalho'. Então elaboramos e apresentamos nosso projeto com a perspectiva de avançar no processo de participação popular como instrumento de gestão democrática, e do planejamento impulsionando o desenvolvimento urbano", disse Rômulo.

O secretário de Participação Popular, que coordena as plenárias do Orçamento Participativo realizadas nos bairros da cidade, defende o conceito de ‘avançar na gestão democrática' como ampliação do planejamento participativo e impulsão do desenvolvimento urbano.  "Avançar na gestão democrática também é fazer cursos para este pessoal e despertar na comunidade o desejo de corresponsabilidade no sentido da cidadania", afirmou.

O presidente municipal do PT em Aracaju, Chico Buchinho, considerou positiva a apresentação do secretário e colega de partido, Rômulo Rodrigues, na sede do diretório municipal.  "Vimos aqui um projeto de uma nova secretaria já nos moldes do que o prefeito pediu: ampliada, com a participação da coordenação da juventude, de negros e de mulheres. Enfim, uma secretaria onde também serão envolvidos os diversos conselhos ligados à sociedade civil e às políticas sociais", frisou.

Prestação de contas

Após prestar contas dos trabalhos executados no ano anterior, Rômulo lançou como desafios a implantação do OP Digital (mecanismo de contato com as lideranças dos bairros através da internet), a entrar em funcionamento até o ano de 2012; e a transformação da Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEPP) numa secretaria regular.

Com esta mudança, deliberada no Segundo Congresso da Cidade, em 2005, e reafirmada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, a SEEP passa a ter recursos e organograma próprios, mediante projeto de lei a ser apresentado à Câmara de Vereadores de Aracaju ainda neste mês de fevereiro.

Dentro deste contexto de mudanças e aceleração das demandas, acontece uma série de fóruns até o final deste semestre, com a finalidade de chamar as lideranças populares para definir ações em determinados setores.  O primeiro (Planejamento Participativo e Desenvolvimento Urbano) acontece no próximo sábado, dia 14, no auditório do Tribunal de Justiça e conta com a parceria da Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb).