Confraria do Carro Quebrado organiza o carnaval do bairro São José

Funcaju
11/02/2009 11h32
Início > Notícias > Confraria do Carro Quebrado organiza o carnaval do bairro São José

Nos dias 13, 14 e 27 de fevereiro, a partir das 20h30, acontecerá a edição 2009 de um dos blocos mais antigos do carnaval de rua da capital sergipana.  Trata-se da Confraria do Carro Quebrado, no bairro São José. Na sexta-feira, dia 13, a abertura oficial será conduzida pela Orquestra de Medeiros. No dia 14, sábado, será a vez da Orquestra de Frevo Brasileira, que também animará a ressaca do carnaval na sexta, dia 27 de fevereiro. Pelo segundo ano consecutivo, os blocos de rua da cidade contarão com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

Com a iniciativa, o Carro Quebrado consolida sua opção em preservar a tradição do verdadeiro frevo, das marchinhas de salão e do samba. As camisas, nas cores amarela e branca, estão sendo vendidas ao preço de R$ 12, uma maneira encontrada pela comunidade para colaborar com o carnaval de rua de Aracaju. O Largo do Carro Quebrado fica situado na Avenida da Explosão (antiga 24 de outubro), na altura da Avenida Gonçalo Rolemberg Leite e da Rua Zaqueu Brandão, precisamente onde funciona a famosa feirinha do bairro.

Fundado no dia 20 de agosto de 2005, o bloco surgiu com a iniciativa de resgatar os velhos carnavais de Aracaju.  A Confraria do Carro Quebrado é o antigo nome do Bairro São José. Pesquisadores dividem as suas opiniões quanto à origem do nome, pois, para alguns, a história começou com um carro de boi que foi abandonado nas imediações do bairro. Por sua vez, outros defendem a tese dos inúmeros veículos que quebravam ao transitar pelas ruas do bairro, principalmente na época de chuvas.

Apoio

A realização de cortejos e shows nos bairros da capital é apoiada pela Prefeitura Municipal desde o ano passado, quando o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou a importância de dar assistência às agremiações associadas à Liga de Blocos, assim como os grupos independentes, no sentido de resgatar a tradição dos antigos carnavais de rua. A iniciativa promete promover a inclusão social e proporcionar um carnaval de tranquilidade aos aracajuanos e turistas que resolverem passar o feriado na cidade.

De acordo com o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Alisson Couto, a edição 2009 do carnaval de Aracaju terá o mesmo suporte estrutural oferecido em 2008 pela Prefeitura de Aracaju. "Daremos todo o apoio necessário para a estrutura e divulgação dos blocos", afirmou.