Os shows no palco principal do Projeto Verão 2009 vão começar. A partir de amanhã, quinta-feira, grandes atrações vão se apresentar na praia de Atalaia, em frente à Passarela do Caranguejo, para um público que pode chegar a mais de 100 mil pessoas por noite. Toda a estrutura do evento foi vistoriada na manhã de hoje, quarta-feira, pelo vice-prefeito de Aracaju, Sílvio Santos, e representantes de órgãos parceiros e das secretarias municipais responsáveis pela organização da festa. Ao contrário do que acontece todos os anos, o prefeito Edvaldo Nogueira não esteve presente à inspeção porque está em Brasília, onde participa do Encontro Nacional de Novos Prefeitos.
Durante a visita, equipes trabalhavam na finalização da montagem dos equipamentos de sonorização e iluminação no palco principal. Todo o resto da estrutura, que inclui boxes de apoio, banheiros químicos, praça de alimentação, camarins, camarotes para deficientes físicos, sala vip e Tenda Mix, já está pronta. "Faltam só alguns detalhes, como decoração, mas todos os cuidados com o conforto e a segurança do público e dos artistas já foram tomados. A estrutura é excelente e estamos preparados para qualquer eventualidade. Se por acaso houver problema de energia, por exemplo, temos geradores com potência suficiente para manter tudo funcionando", destacou Sílvio Santos.
Segundo ele, desde que foi iniciada, a montagem vem sendo acompanhada não só por profissionais da própria Prefeitura de Aracaju, mas também pelo Corpo de Bombeiros e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Sergipe (Crea/SE). "Essa parceria é fundamental para o êxito da festa. Outro elemento importantíssimo é a integração das secretarias municipais, como a Funcaju, a Emsurb e a Emurb, que não têm medido esforços para que tudo saia conforme o planejado e para que esta edição supere as anteriores. Temos uma larga experiência na realização de grandes eventos, a exemplo do Réveillon e do Forró Caju, e esse know-how torna tudo mais fácil", completou Sílvio.
Estrutura
A estrutura principal é formada por dois palcos de 14 x 14 metros, para permitir que o intervalo entre um show e outro seja o menor possível. Também foram montados camarins para os artistas, uma sala vip e uma área exclusiva para colocação de equipamentos musicais e outros materiais utilizados durante os shows. A iluminação e a sonorização são de última geração, com o que há de mais moderno no mercado.
A Tenda Mix fica em frente aos palcos. Por lá vão passar DJs de Sergipe, de outros Estados e até de fora do país. As apresentações começam às 22 horas e acontecem paralelamente aos shows nos palcos principais, contemplando os amantes da música eletrônica.
Próximo à Tenda Mix, a Prefeitura de Aracaju, mais uma vez, instalou um camarote especial para pessoas com deficiência, com rampas, corrimãos, acesso facilitado pela calçada e visão privilegiada do palco. Os cadeirantes, por exemplo, que quiserem curtir a festa, não terão que transitar pela areia nem precisarão passar pela multidão.
A praça de alimentação funcionará na área de estacionamento, onde até amanhã serão montadas barracas de alimentos e bebidas. Ao lado dos bares da Passarela do Caranguejo, estão os pronto-socorros do Samu e os boxes do Conselho Tutelar, Juizado de Menores, Vigilância Sanitária, Emsurb, Guarda Municipal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
A estrutura do Projeto Verão conta ainda com uma arena com quadras para a realização das competições esportivas e uma Tenda Cultura, onde acontecem oficinas culturais, atividades recreativas e apresentação de bandas sergipanas.
Expectativa
Os shows no palco principal começam às 21 horas. Amanhã, na abertura, a primeira atração a se apresentar é a banda sergipana Sibberia. Em seguida tem Lenine e, por último, Exaltasamba. De acordo com a diretora de eventos da Funcaju, Mônica Montalvão, a passagem de som começa esta noite.
"A banda Sibberia vai fazer a passagem de som ainda hoje. Amanhã de manhã é o pessoal de Lenine que estará por aqui fazendo os testes. À tarde, é a vez do Exaltasamba", antecipou, acrescentando que o público esperado é de mais de 100 mil pessoas. "A divulgação está excelente e tem atrações de qualidade para todos os gostos", disse.
"Nossa expectativa é que o público compareça a partir de amanhã e aproveite a programação, que foi preparada com muito cuidado e carinho pela Prefeitura de Aracaju. Esperamos que as pessoas venham e se divirtam, com muita paz e alegria, como vem acontecendo todos os anos. A cidade está mobilizada para esse evento", frisou Sílvio Santos.
Ainda segundo Sílvio, uma das noites mais esperadas é a de sábado, quando o francês Manu Chao sobe ao palco do Projeto Verão. "É a primeira atração internacional do evento e a grande novidade deste ano. Sabemos que muitas caravanas vêm de outros estados para esse show e por isso queremos que integrar aracajuanos e turistas. A festa vai servir para esse congraçamento", concluiu.
Comércio
Nos dias de show no palco principal, fiscais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) vão atuar na área do evento para ordenar o comércio de alimentos e bebidas. As equipes, formadas por cerca de 30 profissionais, vão trabalhar nos três turnos. "Queremos assegurar que as pessoas tenham segurança na hora de consumir esses produtos", explicou a presidente a Emsurb, Lucimara Passos, que também participou da fiscalização realizada esta manhã.
Os fiscais vão garantir que apenas a área do estacionamento, reservada para esse tipo de comércio, seja ocupada. No espaço dos shows, apenas poderão trabalhar ambulantes com caixas pequenas de isopor, de ombro. Além da organização do comércio, a Emsurb é responsável pela instalação de banheiros químicos e pela limpeza antes e depois da festa.
"Os agentes de limpeza começam a trabalhar de manhã cedinho, recolhendo o lixo. Toda a areia da praia é revirada para evitar que fiquem pedaços de vidro, por exemplo. Até porque a praia é visitada por banhistas e também atletas que estão participando dos torneios na arena de esportes", acrescenta Lucimara.
Saúde
Toda a estrutura do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192 Aracaju) também será montada no local. O mini pronto-socorro terá oito leitos de observação e um de estabilização, além de duas unidades móveis para a remoção dos pacientes. A cada noite mais de vinte profissionais vão estar de plantão.
"A gente não costuma ter um número de atendimentos muito grande. Geralmente o Projeto Verão é bem tranqüilo porque o clima é de muita paz, inclusive as pessoas vêm com suas famílias. Mas estamos prontos para atender qualquer ocorrência", frisou a coordenadora Samu Aracaju, Ivana Mendonça.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também estará presente durante os shows com a Vigilância Sanitária e o Ponto da Prevenção do Programa Municipal de DST/Aids. A partir de amanhã até domingo, 21h30 às 2h, serão disponibilizados cerca de cinco mil preservativos.
Segurança
A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e a Polícia Militar de Sergipe (PM) vão trabalhar em parceria para garantir a segurança do público. O esquema de policiamento foi montado em conjunto, durante diversas reuniões. Segundo o diretor da GMA, major Edênisson Paixão, os guardiões farão o motopatrulhamento na área e terão o auxílio de uma viatura. Cerca de 20 homens estão escalados a cada dia.
Já o efetivo médio da PM é de 150 policiais por noite. "O efetivo é suficiente. Vamos estar na área do evento e também nas áreas circunvizinhas. Os policiais vão utilizar viaturas, motos e cavalos. Tudo foi pensado para que todos os cidadãos que forem participar dessa festa tenham tranqüilidade", disse o chefe de operações da PM, major Eliziel Rodrigues.
Trânsito
Prevendo um aumento considerável no fluxo de veículos nas vias que dão acesso ao evento e adjacências, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), em parceria com Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv) da Polícia Militar, vão realizar a partir de amanhã a operação Projeto Verão 2009.
Até o dia 15, o trecho da Passarela do Caranguejo será interrompido antes do início dos shows. No dia 15, o fechamento começa mais cedo, às 7h, em função da realização de uma corrida rústica. Agentes de trânsito estarão no local orientando os condutores de veículos.
A SMTT disponibilizará seis veículos e 12 agentes a fim de garantir tranqüilidade e segurança aos motoristas que passarão pelos locais de maior tráfego nos dias do evento.