Diversão, aprendizado e socialização são palavras de ordem nas arenas montadas na orla de Atalaia. Durante a manhã de hoje, quarta-feira, cerca de 1500 crianças assistidas por projetos sociais dos centros de referência da Assistência Social (Cras) e Especializado da Assistência Social (Creas), bem como de outras instituições semelhantes participaram das diversas oficinas do Projeto Verão 2009.
Para o instrutor dos jogos de dama e dominó gigante, Felipe Mattos, é de fundamental importância a inclusão de oficinas dentro da programação. "As crianças chegam timidamente, mas depois vão se habituando e desenvolvendo outras habilidades. O mais interessante é que, além delas praticarem esportes, estimulam o raciocínio", relata.
A estudante Érica Alves, aluna do Centro Social Urbano do bairro José Conrado de Araújo, há seis meses joga xadrez e considera excelente a iniciativa. "O bom disso tudo é que tanto as crianças, como nós adolescentes exercitamos nossa paciência praticando esses jogos", diz a jovem enxadrista, enquanto analisa uma jogada.
Tchoukball
Criado na Suíça, o Tchoukball é uma prática esportiva realizada em quadras, mas em Sergipe se tornou pioneira sendo realizada na praia. O presidente da Federação Sergipana de Tchoukball, Océlio Ferreira, desenvolve a modalidade com as crianças do Projeto Segundo Tempo, e diz ser louvável a inclusão do esporte no Projeto Verão.
"Desde a segunda-feira estamos desenvolvendo essa atividade e todas as crianças, inclusive as portadoras de necessidades especiais, aderiram com muito entusiasmo. Tanto que, no próximo sábado, faremos um torneio entre as equipes participantes", explica Océlio.
Marcos Dourado, de 13 anos, disse que acaba de conhecer a modalidade e já se considera um jogador razoável. "O esporte além de ser legal, faz com que a gente aprenda sobre regras diferentes e jogue não somente com o espírito competitivo", declara o garoto, que pretende se tornar um atleta da modalidade.