Shows no palco principal do Projeto Verão 2009 começam hoje

Funcaju
12/02/2009 13h04
Início > Noticias > 37062

Sem precisar pagar nada, aracajuanos e turistas vão poder assistir esta noite três grandes shows musicais que abrirão a programação do palco principal do Projeto Verão 2009, promovido pela Prefeitura de Aracaju. O agito começa às 21 horas, com a banda sergipana de pop rock Sibberia. Em seguida, a animação fica por conta do pernambucano Lenine, apontado como um dos maiores compositores na nova geração da música brasileira. Por último, o grupo Exaltasamba embala a multidão com o romantismo já conhecido e consagrado em todo o país.

Com estilos musicais diferentes, as três atrações devem atrair cerca de 100 mil pessoas, de acordo com estimativa dos organizadores do evento. A pluralidade foi pensada justamente para congregar diferentes públicos e proporcionar uma festa democrática e participativa. "Este será o maior Projeto Verão já realizado em Aracaju. Vamos ter aqui o que há de melhor do ponto de vista musical. A intenção da Prefeitura de Aracaju é oferecer à população cultura, entretenimento, e também promover a valorização e a divulgação de artistas locais", afirmou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, durante a apresentação da programação oficial do evento.

Outra proposta do Projeto Verão é atrair turistas e movimentar a economia da cidade, gerando trabalho e renda em toda a cadeia produtiva. Com isso, pretende-se consolidar Aracaju como um importante destino turístico na estação mais quente do ano. Nesta edição, a vinda de uma atração internacional - o francês Manu Chao - deve contribuir para a vinda de pessoas de vários Estados, em especial de Alagoas, Bahia e Pernambuco.

"É a primeira atração internacional do evento e a grande novidade deste ano. Sabemos que muitas caravanas vêm de outros estados para esse show e por isso queremos que integrar aracajuanos e turistas. A festa vai servir para esse congraçamento", disse o vice-prefeito, Sílvio Santos, que ontem visitou a estrutura do Projeto Verão e acompanhou os últimos preparativos. Manu Chao se apresenta no palco principal do evento na noite de sábado, dia 14.

Sibberia

Formada hoje por Danniel Melo (Violões), Iguassu (guitarras), André Vinicius (Baixo), Rafael Santiago (Teclados), Ismael Vieira (bateria) e Júnior Ribeiro (Vocais), a banda Sibberia tem forte influência do rock da década de 80. O grupo surgiu no verão de 1998, com a proposta de reunir amigos para tocar e se divertir nos finais de semana.

Logo foram surgindo convites para shows, aniversários, festas particulares e até festas de casamento. A banda passou por algumas reformulações e após oito anos, a banda segue uma linha pop com elementos acústicos e uma pegada rock'n roll. Nas apresentações, a Sibberia mescla composições próprias com covers.

Lenine

Nascido em Recife, Lenine é cantor, arranjador, instrumentista, produtor e compositor. Seu estilo, de difícil descrição, mescla inúmeros elementos. "Dizem que faço uma música que agrega manifestações musicais brasileiras e de outros cantos do mundo. Sons que não se encaixam em um único gênero e desconhecem limites. Eu concordo. Pelo menos, é o que tento!", diz..

Mais de 500 músicas levam sua assinatura e várias delas foram gravadas por outros artistas, como Elba Ramalho, Fernanda Abreu, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Rita e Maria Bethânia. A obra de Lenine inclui até sambas-enredo; a direção musical do filme ‘Caramuru - A invenção do Brasil', de Guel Arraes; a direção da trilha sonora da peça ‘Cambaio', musical de João Falcão e Adriana Falcão, baseado em canções de Chico Buarque e Edu Lobo; e a direção musical do espetáculo de dança ‘Breu', do grupo Corpo. Na TV, suas músicas estiveram em várias novelas e no programa infantil ‘Sítio do Picapau Amarelo'.

Com vários prêmios e apresentações internacionais, sua trajetória é marcada por sucessos como A balada do cachorro louco, À margem, Na pressão, Paciência, Mais além¸ Leão do norte, Meu amanhã, A ponte, Samba escrachado, Dois olhos negros, Do it e Prova de fogo.

Exaltasamba

O grupo nasceu na década de 90 na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, e se tornou amplamente conhecido em todo o país. O estilo pode ser definido como um samba de raiz com muito suingue e letras românticas. O sucesso do Exaltasamba se confirma na marca de mais de dois milhões de CDs vendidos.

Nesses mais de 20 anos de carreira, o Exaltasamba protagonizou o surgimento de inúmeros sucessos, como Quero sentir de novo, Telegrama, Luz do desejo, É você, Desliga e vem, Cartão postal, Me apaixonei pela pessoa errada, Faz falta e Tchau e Bença. A banda é formada atualmente por Thiaguinho (banjo e vocal), Péricles (banjo e vocal), Pinha (repique de mão), Thell (tantã) e Brilhantinha (cavaco).

Tenda Eletrônica

Além dos shows no palco principal, também tem início hoje a programação da tenda eletrônica do Projeto Verão 2009. As apresentações vão das 22 às 4h30. Nas pick-ups vão se revezar os sergipanos Léo Levi, Versianni, Hi-Tech System e o paulista Patife.