Feijoada do Rasgadinho prepara o clima do carnaval de Aracaju

Funcaju
12/02/2009 15h23
Início > Notícias > Feijoada do Rasgadinho prepara o clima do carnaval de Aracaju

No próximo sábado, dia 14, o tradicional Bloco do Rasgadinho vai realizar a prévia do carnaval com uma feijoada, a partir das 12h, no Clube do Rasgadinho, localizado à rua Riachão, bairro Cirurgia. A intenção do evento, que já se tornou tradição na cidade, é antecipar o clima do carnaval de rua em Aracaju, que desde o ano passado vem sendo apoiado pela Prefeitura Municipal.

Quem quiser participar da feijoada, deve comprar a camisa por R$ 15,00 - valor que servirá de contribuição para a realização do cortejo de carnaval. No ato da compra, o folião ganha um CD com músicas de frevo: oito delas compostas e gravadas pelo próprio bloco e outras canções de autoria de grandes nomes como Moraes Moreira e Caetano Veloso, gravadas por artistas sergipanos. Ao final da refeição, será realizado um arrastão de bonecos convidando a comunidade de vários bairros, a partir das 17h. Mais informações sobre a feijoada podem ser obtidas através do telefone 8817.3695.

De acordo com um dos coordenadores do Rasgadinho, César Viana, a divulgação já teve início, com os chamados Esquentas do Rasgadinho, na orla de Atalaia. "No final de janeiro e no último dia 7 de fevereiro, nós fizemos uma prévia na Passarela do Caranguejo, para chamar a atenção da família sergipana e dos turistas que vão passar o carnaval em Aracaju. Eles ficaram muito alegres com a programação, e se mostraram bastante receptivos", afirmou.

Além disso, César explica ainda que a edição 2009 do cortejo do Rasgadinho trará novidades imperdíveis. "A decoração desse ano vai medir 4,5 metros de uma grande mistura envolvendo cor e cultura, em homenagem àqueles que já fizeram muito pelo carnaval de rua em Aracaju", destacou.

O coordenador do bloco informou que serão apresentadas caricaturas de pessoas como Chiquinha Gonzaga, que gravou o bordão Abre Alas'; de Hilton Lopes; o senhor Leopoldo, fundador do bloco Rasgadinho; Lisboa; João Barreto Neto, grande compositor do samba enredo; Oscar do Pandeiro e Zé da Velha, um grande artista sergipano que já tocou com Pixinguinha. Também serão homenageados o maestro Duda, Alceu Valença, Cartola, Pixinguinha e Tom Jobim.

Carnaval

A 6ª edição do desfile do Rasgadinho promete atrair milhares de sergipanos e turistas num grande arrastão, ao som de frevo e marchinhas dos antigos carnavais. Atrações como Karla Izabella, Moraes Moreira , Armandinho, Dodô e Osmar,  Los Guaranis e bandinhas de fanfarra, prometem animar os foliões a partir do próximo dia 20. Este ano o tema da folia é: 'Uma grande mistura de cor e cultura'. As crianças contarão com uma matinê. O bloco não tem cordas, nem camisas padronizadas e não cobra nada aos foliões.

Toda a estrutura está sendo montada com apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Aracaju e da iniciativa privada.  A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e a Polícia Militar já organizaram o devido esquema de segurança aos foliões. No ano passado, foram 50 policiais, além da polícia montada. Para participar, é só escolher a fantasia que cair bem e levar muita animação.

Rasgadinho

O Rasgadinho foi fundado no ano de 1962 por Leopoldo e Amauri, e ficou durante muitos anos sem percorrer as ruas dos bairros Cirurgia, Suissa e Getúlio Vargas. No entanto, em 2003, César Viana e o músico e cantor Tonho Baixinho foram responsáveis pelo seu resgate, num projeto idealizado por Robson Viana, que contou com a participação de 300 foliões. Já em 2008 o surpreendente público que acompanhava o cortejo do bloco era de 50 mil pessoas.

São quatro bandinhas de frevo com 20 músicos cada e um cantor convidado a cada dia, puxado por um mini-trio chamado de ‘Fobica'. O Projeto é uma ação promovida pela comunidade desses três bairros, dentro de ações de recursos humanos, no sentido de promover a cultura regional naquilo que ela tem de mais rico e importante que é o carnaval de rua, o frevo e as escolas de samba, aos moradores, visitantes, turistas e toda população que permanece na cidade durante os festejos de momo.