PMA inicia segunda etapa da travessia de canal no bairro Olaria

Infraestrutura
13/02/2009 11h22
Início > Notícias > PMA inicia segunda etapa da travessia de canal no bairro Olaria

Mais uma importante obra da Prefeitura de Aracaju está sendo executada na Zona Norte. Na avenida Santa Gleide, no bairro Olaria, a administração do município, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realiza a construção de um pontilhão sobre o canal que interliga a capital sergipana às comunidades de Nossa Senhora do Socorro.

A obra - orçada em R$ 162.228,69 - representa uma conquista para a população do loteamento Nova Liberdade. Após a confecção dos 27 blocos de concreto, a Emurb iniciou nesta semana a implantação da estrutura que possui cerca de 19 metros de extensão. O investimento é fruto de um compromisso firmado entre a Prefeitura de Aracaju e os moradores da localidade, que durante o período de chuvas intensas ficavam com o trânsito e o deslocamento de pessoas comprometido.

Ansiosa, a doméstica Tamires Santos da Silva, 19 anos, aguarda a conclusão da obra. Mãe da pequena Davine Stefane, ela lembra os momentos difíceis que passou quando parte do antigo pontilhão desmoronou com o impacto das fortes chuvas do ano passado. "Foi horrível. Ficamos sem passagem, tendo de andar um percurso ainda maior para nos deslocar. Lembro que, na época, os técnicos da Emurb estiveram aqui e disseram que solução seria a construção de um novo pontilhão. Agora estamos ansiosos para ver isso aqui pronto. A comunidade está contente," reconhece.

A também doméstica Maria Rita Galdino de Jesus, 19 anos, afirma que, embora haja alguns transtornos com o andamento da obra, a construção da nova travessia vai solucionar os alagamentos que ocorriam no período chuvoso. "Nesse momento temos de passar pelo desvio, que é mais distante do que se passássemos por aqui, mas é assim mesmo. Se é para o bem da comunidade, a gente tem de fazer um esforço, porque depois tudo vai melhorar. Sem dúvida, a nossa situação está mudando", relata.

Conforme explica o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, a construção do pontilhão sofreu algumas alterações no cronograma por conta de duas adutoras da Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso) que passavam pelo canteiro da obra. "Tivemos que trabalhar no sentido de buscar uma solução para dar conta do andamento sem prejudicar a comunidade. Como não podíamos simplesmente retirar as adutoras, realizamos toda a confecção dos 27 blocos de concreto primeiro para em seguida iniciar a construção. Hoje estamos iniciando a segunda etapa da nova travessia", informa.

Compromisso 

No final do mês de maio do ano passado, a comunidade do loteamento Nova Liberdade solicitou do município a recuperação da travessia que, após as chuvas intensas do período, estava com a estrutura comprometida. Na época, a Emurb realizou uma intervenção emergencial para garantir a segurança do tráfego e deu início aos trabalhos de elaboração de um projeto técnico para abertura de licitação. "Hoje os moradores podem contemplar o cumprimento desse compromisso", comenta Paulo Costa.

Veja mais...

Prefeitura desenvolve ações emergenciais para combater efeitos das chuvas