A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que já está funcionando normalmente em novo local o Centro de Apoio Psicossocial Infantil (Caps i) Vida. A nova sede está localizada na avenida Alberto Azevedo, 207, bairro Suíssa, nas proximidades da Vila Militar. Para obter mais informações, os interessados podem ligar para os telefones (79) 3179-3770 e 3179-3771.
A coordenadora do Caps i Vida, Ana Salmeron, explica que a mudança visa melhor atender às necessidades dos usuários do Centro. "O Serviço do Caps i Vida atende a pacientes graves na faixa etária de 0 a 15 anos e já tem cinco anos de atuação. O sistema é universal e atendemos aos pacientes de forma a minimizar eventuais crises nos indivíduos com transtornos mentais", afirma a coordenadora.
O Caps i Vida funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e atualmente atende a cerca de 110 crianças e adolescentes de toda a cidade usuárias do SUS.
Estrutura dos Caps de Aracaju
Em Aracaju, os Caps integram a Rede de Atenção Psicossocial (Reap) e são importantes centros para inclusão social de indivíduos com transtornos mentais. Neles, a Prefeitura Municipal de Aracaju desenvolve serviços que vão desde o acolhimento, vínculo, responsabilização e produção de autonomia aos portadores de transtornos mental.
Entre as ações estratégicas, destacam-se atividades terapêuticas, individuais e em grupo. São desenvolvidas ainda atividades externas, como passeios, oficinas de reabilitação e atividades culturais e esportivas. Atualmente, a Reap é composta por seis Caps, quatro Unidade de Saúde da Família (USFs) com Referência Ambulatorial e quatro Serviços Residenciais Terapêutico.
Dos seis Caps, três são Caps III, que disponibilizam atendimento 24 horas (Caps Liberdade, Caps David Capistrano e Caps Jael Patrício); um Caps Álcool e Drogas (Caps AD) para cuidados com usuários de álcool e outras drogas; um Caps Infantil (Caps i Vida); e um Caps I (Caps Artur Bispo, que atende no expediente diurno). A meta principal dos Caps é a integração social, o direito à liberdade e cidadania.
O SUS também mantém em Aracaju a Urgência em Psiquiatria no Hospital São José e Referências Ambulatoriais em quatro das 43 Unidades de Saúde da Família (USFs). São elas a USF Francisco Fonseca, USF Anália Pina, USF Sinhazinha e USF Geraldo Magela. Ainda são disponibilizados oito leitos no Hospital Universitário para o atendimento em saúde mental.