A Prefeitura de Aracaju realizou na última sexta-feira, 13, o Carnaval dos Idosos na Unidade de Saúde da Família (USF) Niceu Dantas, no bairro Mosqueiro. A folia foi organizada pelos profissionais de saúde em conjunto com os 100 participantes do grupo de idosos usuários da USF. A festa faz parte das estratégias do Programa Municipal do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para elevar a auto-estima e prevenir sofrimentos psicológicos entre os homens e mulheres com mais de 60 anos.
O evento foi bastante animado e contou com premiações para Rei e Rainha do Carnaval da USF Niceu Dantas, melhor fantasia e folião mais animado. Eles dançaram e cantaram marchinhas do carnaval e teve até samba de coco tocado pela própria comunidade.
Fim da solidão
O grupo de idosos da USF Niceu Dantas surgiu há um ano a partir da observação dos usuários que procuravam a unidade com sintomas físicos como hipertensão, depressão e dores no corpo. "Mesmo após o tratamento, os sintomas reapareciam e os profissionais da unidade avaliaram que o problema não era de ordem física e sim de ordem psicossocial. Muitos sofrem por solidão. Outros viviam em condições de maus tratos, abandonados e com perda do vínculo familiar", explica a assistente social da USF Niceu Dantas, Dora Rosa.
Para promover a inserção social e alegria entre os idosos da comunidade, a assistente social conta que os trabalhadores da unidade começaram a fazer ações que trabalhassem o lazer e a cultura. "Começamos a fazer pequenas reuniões, passeios turísticos e festas temáticas. Nosso objetivo era tirá-los de suas casas, para que se sentissem integrados entre si e com a comunidade em que vivem. Dessas ações já comemoramos, por exemplo, o Dia do Idoso e o Dia do Amigo. Agora em fevereiro, fizemos o Carnaval", diz.
A melhoria da saúde física dos pacientes que fazem parte do grupo foi visível e logo percebida pelos avaliadores. Desde então eles criam estratégias para valorizar a experiência do idoso, inseri-los na comunidade e resgatar os vínculos familiares. "Fazemos uma reunião mensal para resgatar a auto-estima perdida, um trabalho educativo para elucidá-los sobre o Estatuto do Idoso e as políticas públicas a que eles têm direito", ressalta a assistente social.
Parceria
Com o intuito de fazer crescer ainda mais esse grupo e sua inserção na comunidade aracajuana a diretora do posto Maria Willema Argolo e a assistente social Dora Rosa vêm buscando uma parceria com o Cinemark para poder levar integrantes do grupo ao cinema e ao Shopping Jardins "Muitos aqui nunca foram ao shopping e não conhecem cinema porque se sentem excluídos devido a sua idade avançada. Queremos acabar com isso e fazê-los perceber que o acesso à cultura e ao lazer é um direito garantido pelo Estatuto do Idoso, portanto estes espaços também pertencem a eles", reforça.