Edição especial da Rua da Cultura encerra Projeto Verão 2009

Funcaju
17/02/2009 08h12
Início > Notícias > Edição especial da Rua da Cultura encerra Projeto Verão 2009

Depois de quatro noites de recordes sucessivos de público e shows inesquecíveis no palco principal do evento, na praia de Atalaia, o Projeto Verão 2009 só poderia terminar em grande estilo. E foi exatamente isso que aconteceu nessa segunda-feira, no já tradicional encerramento na Rua da Cultura. O público teve a oportunidade de assistir gratuitamente as apresentações de Ronise Ramos, das bandas sergipanas Mamutes e Finitude, além do cantor e compositor Arnaldo Antunes, grande atração da noite.

O espaço ficou lotado de gente jovem, bonita e apaixonada por música. Alguns tiveram que dar um jeitinho para marcar presença. Foi o caso da universitária Shirley Dantas. "Sou fã de Arnaldo Antunes. Ele é inteligente, criativo, diferente. Enfim, acho ele incrível e não podia deixar de vir. Por isso ‘matei' aula na universidade, sem peso na consciência", contou a estudante do curso de Relações Públicas.

Para ela, que também curtiu o Projeto Verão 2009 na praia e revelou ter ficado impressionada especialmente com o show de Lenine, na quinta-feira, a programação do encerramento não poderia ser melhor. A estudante Jéssica Vieira disse compartilhar da mesma opinião. "As escolhas das atrações foram excelentes. As bandas sergipanas convidadas têm um trabalho de destaque e Arnaldo Antunes dispensa comentários. Ele estabelece contato com o público de um jeito que poucos conseguem", frisou.

"Eu participei do Projeto Verão na Atalaia todos os dias. Acompanhei cada apresentação e achei o show do Rappa perfeito. Também não podia deixar de conferir o encerramento. Para estar aqui, tive que descansar em casa, dormir um pouco, recuperar as noites e energias ‘perdidas' nas outras quatro noites. Mas eu tinha que ver o show de Arnaldo Antunes, que é realmente muito bom, inovador. Tanto é que ele muda o padrão tradicional das bandas e consegue uma sonoridade incrível, mesmo sem bateria nem guitarra, por exemplo", observou o estudante Pablo Menezes.

Segundo o idealizador e coordenador da Rua da Cultura, Lindemberg Monteiro, o Projeto Verão é uma grande festa que coloca em destaque a música sergipana, ampliando o acesso ao artista local de maneira aberta e gratuita. "A proposta da Rua da Cultura é justamente essa. Por isso, nós nos reconhecemos e achamos que encerrar o evento aqui é mais do que apropriado", pontuou.

Lindemberg aproveitou a oportunidade para parabenizar a Prefeitura de Aracaju pela iniciativa e agradecer o apoio que vem sendo dado à Rua da Cultura. "A Prefeitura e o Ministério da Cultura são nossos grandes patrocinadores desde 2003", completou o coordenador.

Atrações

A primeira atração foi a cantora Ronise Ramos. Com sua voz marcante, ela interpretou grandes sucessos da MPB. No repertório, canções de Cassia Eller, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Lulu Santos, entre outros. Em seguida, a banda de heavy metal Finitude eletrizou o público, revelando a influência de grandes ícones do gênero musical, a exemplo de Metallica, Dream Theater, Iron Maiden, Pink Floyd e Deep Purple.

Os Mamutes também agitaram a galera, com um misto de hard-rock, punk e blues, no melhor estilo setentista. Além do som agressivo e cheio de energia, a presença no palco dos integrantes da banda também mereceu destaque na noite de encerramento do Projeto Verão 2009.

Por último, subiu ao palco o ex-titãs e tribalista, Arnaldo Antunes, que aos 49 anos logo mostrou porque foi um dos responsáveis pela renovação da cena musical brasileira, nos idos da década de 1980. Durante o show, o cantor, compositor e poeta pulou, deu cambalhotas, deitou, homenageou grandes nomes da música brasileira e chegou até a descer do palco e ficar lado a lado com os fãs.

"Espero que vocês estejam se divertindo como eu estou", disse o artista, considerado um dos mais performáticos da atual geração. Enquanto cantava, dançava e interpretava, Arnaldo Antunes estimulava a reflexão sobre os mais variados temas através das letras de músicas como Ninguém, Qualquer, O Silêncio, Um Som, Saiba e O Corpo.