Filmes nacionais abrem mostra temática do Núcleo de Produção Digital

Funcaju
17/02/2009 15h14
Início > Notícias > Filmes nacionais abrem mostra temática do Núcleo de Produção Digital

Nos próximos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, sempre a partir das 19h30, o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV) apresenta à população de Aracaju mais uma iniciativa voltada aos amantes da arte cinematográfica. Trata-se da 1ª Mostra Temática de 2009, intitulada 'O Brasil que ninguém viu', uma seleção de filmes nacionais pouco conhecidos pelo público em geral, mas que retratam com criatividade vários assuntos que permeiam o mundo do cinema.

Na sede do Núcleo, localizada na rua Lagarto, nº 2161, bairro São José, serão exibidos gratuitamente títulos importantes da cinematografia nacional. O primeiro deles é ‘Limite' (1930), um filme de Mário Peixoto considerado internacionalmente um clássico absoluto por sua precoce ousadia estética. Lançado em maio de 1931 no antigo cinema Capitólio, no Rio de Janeiro, ‘Limite' foi escolhido o melhor filme brasileiro de todos os tempos pelo inquérito nacional da Cinemateca Brasileira, em 1988.

O segundo longa, ‘Horror Palace Hotel' ou ‘O Gênio Total', é considerado pela crítica o mais ousado e ambicioso filme de Jairo Ferreira. Filmado em 1978, ele retrata a invasão do Festival de Brasília de 78 pelo Festival do Filme de Horror Brasileiro, e por conseqüência de toda uma história reprimida do cinema nacional.

O terceiro longa exibido pelo NPDOV é Serras da Desordem, de 2006, dirigido por Andrea Tonacci. Baseado numa história real, o filme testa as fronteiras entre documentário e ficção ao contar a história do índio nômade Carapiru, que, após ter seu grupo familiar massacrado num ataque surpresa de fazendeiros, consegue escapar e viver, durante 10 anos, perambulando pelas serras do Brasil central.

A mostra inaugura um calendário fixo de mostras temáticas mensais e é o prenúncio da criação do cineclube do NPDOV. A intenção é levar a mostra à frente sempre na penúltima semana de cada mês. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3211-1505 ou pelo e-mail npdorlandovieira@gmail.com.  O Núcleo é uma unidade da Prefeitura de Aracaju, mantida através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju).

Programação:

18/02, às 19h30 - Limite (1930, ficção, direção: Mário Peixoto)
19/02, às 19h30 - O Gênio Total (1978, documentário, direção: Jairo Ferreira)
20/02, às 19h30 - Serras da Desordem (2006, ficção, direção: Andrea Tonacci)