Cada vez mais preocupada com a questão ambiental, a Prefeitura de Aracaju, através de ações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza a coleta seletiva do lixo em diversos bairros da cidade. Desde o segundo semestre de 2001, o serviço vem sendo feito regularmente por caminhões específicos, de acordo com a procura dos moradores.
Segundo a assessora de comunicação da Emsurb, Mayusane Matsunae, os interessados entram em contato com a Emsurb para solicitar a coleta em seu bairro ou condomínio. "Quando nos solicitam, nós marcamos palestras para orientar os moradores sobre como fazer a seleção corretamente. A procura tem aumentado, principalmente, em prédios e condomínios", conta. Depois do agendamento, o caminhão de coleta começa a passar semanalmente.
O lixo seco (papel, plástico, metais, vidro) é levado para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), formada por ex-catadores de lixo do bairro Santa Maria. Ao todo, 42 famílias são beneficiadas, recebendo salário pelo trabalho de reciclagem.
Para a presidente da Care, Vaneide Ribeiro, a coleta seletiva melhorou bastante a vida dos ex-catadores. "Antes não tínhamos direito a nada, e além das condições precárias de trabalho ainda tinha a questão da violência e das drogas. Hoje trabalhamos em local limpo e temos os direitos trabalhistas. Somos reconhecidos!", comemora.
Além de beneficiar diversas famílias, a coleta seletiva tem importante papel na limpeza da cidade e na responsabilidade ambiental. De acordo com Mayusane, a intenção é ampliar ainda mais as ações da coleta. "Já estão sendo realizados estudos a respeito do perfil de cada bairro para podermos planejar futuras ações", afirma.
Adesão
Para participar, basta colocar todos os materiais recicláveis em um saco ou caixa, separando o lixo seco do úmido. A coleta seletiva é semelhante à coleta domiciliar, porém, o veículo coletor percorre residências em dias e horários específicos, diferente da coleta normal.
Primeiramente, representantes dos moradores devem fazer uma pesquisa no bairro para saber se entre a comunidade há interesse em participar. Havendo interesse, basta ligar para a Assessoria Técnica da Emsurb (3179-7001) e pedir orientação. Se necessário, é elaborado um programa de educação ambiental para a inserção do bairro ao calendário de coleta seletiva.