PMA intensifica prevenção à dengue em canteiros de obras

Saúde
18/02/2009 18h34
Início > Notícias > PMA intensifica prevenção à dengue em canteiros de obras

Para intensificar ainda mais as ações de combate à dengue, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) promove visitas frequentes a canteiros de obras da cidade, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão gerenciado pela Secretária Municipal de Saúde (SMS). Na tarde de hoje, quarta-feira, a visita ocorreu na construção do residencial Dermeval Mattos, próximo ao Hotel Parque dos Coqueiros.

As visitas são feitas em obras de condomínios e edifícios, onde geralmente há riscos de formação de focos da dengue devido aos materiais utilizados em construções, como baldes e encanamentos. Segundo Jane Curbani, assessora técnica do Cerest, o contato é feito primeiro com as construtoras e depois com o chefe de obras do local para agendar a visita.

"Entramos em contato com o Sinduscon [Sindicato da Construção Civil] para obter a lista de obras das construtoras e planejar as atividades. Para não atrapalhar o trabalho dos operários, as visitas não demoram mais que vinte minutos, mas são muito esclarecedoras", conta a assessora.

Durante as visitas, além de informações gerais sobre a função do centro, os agentes de endemias orientam os operários sobre os riscos da doença e como prevenir o surgimento do mosquito, principalmente no ambiente de trabalho. Rodrigo Tavares, educador físico do Cerest, revela como funcionam as visitas. "A gente esclarece os perigos da dengue, conscientiza os operários sobre os locais mais prováveis de aparecimento do foco da dengue nas obras, e tira possíveis dúvidas", afirma.

Dúvidas 

Atentos à breve palestra dos agentes, os trabalhadores tiraram suas dúvidas sobre o mosquito e ficaram conhecendo um pouco mais sobre a doença, iminente no período de chuvas de verão. Para o operário Reginaldo Cruz, a visita é fundamental para alertá-los. "Achei isso aqui importantíssimo! A gente toma mais consciência e passa a ter mais cuidado, tanto aqui no trabalho quanto em casa".

Mesmo com toda a campanha da PMA contra a dengue, informação e esclarecimento à população nunca é demais, sobretudo nos locais de risco. Rodrigo Tavares conta que a construção civil apresenta grandes números de casos de dengue, em todo o país. "Já foram feitos estudos que revelam que, dos locais de trabalho, os canteiros de obras são onde está o maior índice de focos do mosquito. As pessoas vêem na televisão e nas ruas a campanha, mas quanto mais informação melhor para prevenir a doença", acredita.