Prefeitura de Aracaju apóia campanha do Ministério da Saúde para o Carnaval

Saúde
19/02/2009 17h21
Início > Noticias > 37160

O Carnaval de Aracaju deste ano promete ser um dos mais animados dos últimos tempos e animação carnavalesca, como todos sabem, muitas vezes é sinônimo de aumento do apetite sexual. É pensando nisso que, todos os anos, a Secretaria municipal de saúde (SMS) adere às campanhas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST), idealizadas pelo Ministério da Saúde (MS).

A campanha deste ano tem como alvo alertar mulheres de 50 anos ou mais sobre o aumento no número de casos de Aids entre elas. Dados epidemiológicos, disponíveis no site do Ministério, apontam que a incidência de Aids praticamente dobrou nessa parcela da população nos últimos dez anos, passando de 7,3 casos em 1996, para 14,5 em 2006.

Nesse contexto, a iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da SMS, consiste na distribuição de cartazes da campanha, que este ano foi denominada de Bloco da Mulher Madura, e de camisinhas para os foliões. "Os principais blocos terão à disposição funcionários da SMS distribuindo os preservativos gratuitamente. No Carnaval do ano passado foram distribuídas cerca de 15 mil camisinhas, esperamos distribuir um número parecido este ano", estima o coordenador do programa DST/Aids, da SMS, Eudes Barroso.

‘Sexo não tem idade para acabar. Proteção também não' e ‘Use Camisinha. É coisa de mulher segura' são as mensagens divulgadas através da campanha. Mas, não é pelo fato de o foco da campanha ser as mulheres maduras que os mais jovens devem relaxar. A Aids não escolhe idade.