Prefeitura de Aracaju desenvolve ações emergenciais na comunidade Coqueiral

Infraestrutura
19/02/2009 18h08
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju desenvolve ações emergenciais na comunidade Coqueiral

Para combater os efeitos das fortes chuvas que caíram na capital nos últimos dois dias, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está com uma equipe trabalhando desde o início da manhã de hoje, 19, na comunidade Coqueiral, bairro Porto Dantas, zona Norte da cidade. No local, a empresa desenvolve ações em caráter emergencial para minimizar os pontos de alagamentos e promover o correto funcionamento da rede de drenagem.

Durante toda a manhã, técnicos e operários estiveram no local realizando a limpeza nas galerias do sistema de drenagem e iniciando um plano emergencial de escoamento das águas com a implantação de tubos de maior diâmetro de vazão. Ainda pela manhã, os moradores da comunidade receberam a visita do diretor de operações da Emurb, engenheiro Sandoval Romão Batista, e do secretário municipal de Participação Popular, Rômulo Rodrigues. Eles visitaram os principais pontos de alagamento da localidade e dialogaram com os moradores.

De acordo com Romão Batista, a presença das equipes da Emurb na comunidade ratifica o compromisso da Prefeitura de Aracaju com os moradores do Coqueiral. "Estamos aqui para tranquiliza-los de que as obras de infra-estrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) serão efetuadas. Enquanto os serviços primários não são concluídos, estamos realizando ações emergenciais para conter a ação das chuvas. É importante que a população tenha ciência que estamos abertos para o diálogo", garante.

A moradora Irailma Santana diz que está satisfeita com as ações emergenciais que estão sendo executadas na comunidade. "É uma forma de deixar a gente mais tranquila. A nossa situação nesses dois dias tem sido bastante difícil, mas estamos confiando no trabalho da Prefeitura. É uma ação que vem em uma boa hora. Esperamos que a nossa situação melhore com essa obra. Só tenho a agradecer a atenção", confessa a dona de casa de 42 anos.

Conforme esclarece o secretário Rômulo Rodrigues, a Prefeitura de Aracaju tem se pautado numa política de governo voltada para o diálogo com a população. "Vim acompanhar as obras e conversar com os moradores. A Emurb já está executando as ações necessárias para solucionar o quadro e isso demonstra o compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira com o povo dessa comunidade. Os servidores do município estão agindo com presteza e eficiência, dando uma resposta positiva a todos. O importante é que a população está satisfeita e confiando no nosso trabalho", argumenta.

Obras do PAC

O engenheiro Paulo Costa, presidente da Emurb, explica que as obras que estão em andamento na comunidade Coqueiral são uma parceria entre o Governo Federal, Estadual e Municipal. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal prevê uma imensa obra de infra-estrutura com implantação de rede de água, esgoto, drenagem, além de terraplenagem e pavimentação das vias da localidade.

Conforme explica o engenheiro, as obras foram momentaneamente paralisadas por conta da rescisão contratual com a empresa, que ganhou o processo licitatório para implantação da rede de água, esgoto e drenagem. Essas obras estão sob a responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). "Tão longo sejam concluídas essas etapas, estaremos iniciando as obras que nos compete que é a terraplenagem e pavimentação", informa.

Diálogo permanente

Paulo ainda esclarece que durante o andamento das obras do Governo do Estado, a Prefeitura de Aracaju esteve junto à comunidade, prestando esclarecimentos. "Por diversas vezes, realizamos reuniões com os líderes comunitários para garantir que eles tomassem conhecimento do andamento das ações. Infelizmente, a empresa que executa a parte que compete ao Estado abandonou a obra, provocando atraso no cronograma. Mas garantimos que a infra-estrutura será executada. O Estado retirou a empresa infiel do cadastro e está abrindo a licitação para contratar uma outra entidade. A previsão é de que até o final de março as obras voltem ao seu andamento normal", conclui.


Veja mais...

PMA promove reunião estratégica com lideranças comunitárias sobre obras do PAC no Coqueiral

Prefeitura de Aracaju apresenta obras do PAC para comunidade do Coqueiral