Dirigentes municipais de educação debatem implantação do piso nacional do magistério

Educação
20/02/2009 12h09
Início > Notícias > Dirigentes municipais de educação debatem implantação do piso nacional do magistério

Durante toda a quinta-feira, secretários da Educação dos municípios sergipanos e suas equipes técnicas estiveram reunidos com a presidente da União dos Dirigentes Municipais da Educação em Sergipe (Undime/SE) e também secretária da Educação de Aracaju, a professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça. Esta foi a primeira reunião do ano e teve como tema principal a implantação do piso nacional do magistério.

O encontro aconteceu no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho (Cemarh), e contou ainda com a presença da equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Além da análise sobre como e implantar o piso nacional no valor de R$ 950, também foi debatida a data da realização do Fórum Estadual da Undime e apresentado aos participantes o estatuto da entidade, além dos diversos programas que são realizados ou coordenados pelo Estado.

De acordo com Tereza Cristina, a implantação do piso nacional é uma realidade que terá de acontecer em todo o país, porém, a grande questão a ser abordada por conta disso é como implementá-lo sem mexer no plano de carreira do profissional da educação. O diretor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal da Educação (Semed), o professor Adelmo Meneses Santos, foi um dos palestrantes do encontro e fez uma retrospectiva histórica sobre a construção do piso salarial.

Adelmo Meneses informou que a implantação deste valor único para o magistério obedece a lei nº11.738, de 16 de julho de 2008. A legislação determina que o pagamento de 2/3 do valor estabelecido (R$ 950) deveria ser exercido em janeiro deste ano e, o restante, a chamada integralidade, até 1º de janeiro de 2010.