As ruas e casas do bairro Farolândia contaram hoje, sexta-feira, com o reforço de 350 profissionais da força-tarefa contra a dengue, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Aracaju (SMS). A ação garantiu a visitação de cerca de 5 mil imóveis para eliminação de focos residenciais de larvas do mosquito transmissor Aedes aegypti, a limpeza de canais e a orientação da comunidade.
A Farolândia tem aproximadamente 11 mil imóveis e, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, apresenta índice de infestação satisfatório, abaixo de 1% de índice larvário. A Força-tarefa começou às 7h da manhã na Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Franco e se estendeu até 14h. A nova agenda está marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, respectivamente, nos bairros Mosqueiro, Jabotiana e Olaria.
O secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, esteve na abertura dos trabalhos para, mais uma vez, reforçar orientações aos agentes de saúde. "Os agentes de saúde e de endemias da SMS têm papel fundamental nesta luta. É preciso um olhar mais cuidadoso e detalhista de cada um de vocês para descobrir focos e convencer a população a realizar cotidianamente a prevenção contra a dengue: tanto na eliminação de possíveis reservatórios de larvas do vetor quanto nas atenções aos sintomas da dengue", disse o secretário aos 250 agentes de endemias que estavam na Farolândia.
O secretário estava acompanhado da secretária-adjunta Fabiana Passos, da diretora de Planejamento Estratégico da SMS, Ana Márcia, e da gerente da USF Augusto Franco, Nedite Lessa. Também estavam na concentração as coordenadoras do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taise Cavalcante, e da Rede de Atenção Básica, Yara Couto Vasconcelos.
Mobilização Social
Durante a força-tarefa, as equipes de saúde da família da USF Augusto Franco promoveram uma ação educativa denominada 'Unidos contra a dengue'. A programação contou com palestra na sala de espera da própria unidade e apresentação do grupo 'A arte de prevenir'. "Nosso objetivo é manter a mobilização social no Augusto Franco para garantir o controle da infestação do mosquito em nossa comunidade", avalia Nedite Lessa.