Velejador sul-africano se encanta pela capital sergipana

Agência Aracaju de Notícias
27/02/2009 10h46
Início > Notícias > Velejador sul-africano se encanta pela capital sergipana

À beira do rio Sergipe, ao lado do Iate Clube de Aracaju, o velejador sul-africano Joop Adam, 44 anos, mantém seu veleiro ancorado. Chegou na noite da última quarta-feira, dia 25, com a mulher e o filho. Estava em Salvador, onde participou da ‘Cape to Bahia', uma competição naval realizada a cada quatro anos. A prova teve início na Cidade do Cabo (Cape Town), na África do Sul, e a chegada ocorreu na capital baiana - daí o nome.

Terminada a corrida, Joop decidiu conhecer o litoral brasileiro e se deparou com os encantos de Aracaju. Veio trazido pela tranqüilidade. "Aqui não tem muita gente velejando", comenta. A princípio um lugar desconhecido, hoje uma grata surpresa. "A cidade é muito bonita e limpa", ressalta o visitante, que já fez um breve passeio pelas ruas do município.

Em seu primeiro dia em solo aracajuano, o sul-africano tomou um ônibus coletivo em direção a um dos shoppings centers da capital. Apesar de falar apenas o inglês, a dificuldade do idioma não serviu de empecilho. Sozinho foi e retornou. No caminho conheceu um pouco mais de Aracaju e de seu povo. "As pessoas aqui são bem amigáveis e prestativas", destaca.

Joop não esconde que gostou do que viu. Afirma conhecer diversos países da Europa e da Ásia,  muitos deles considerados desenvolvidos, de primeiro mundo, com uma renda per capita bem acima da brasileira, e ainda assim demonstra surpresa. Não é à toa pretende ficar mais uns dias e conhecer melhor os atrativos da cidade, conhecida nacionalmente pela excelente qualidade de vida. "Fico mais umas quatro ou cinco noites", comenta.

Da capital de Sergipe, Joop parte para o Recife (PE), antes de seguir viagem por toda a América do Sul, depois Central e assim por diante. Seu objetivo não é nada modesto: quer dar a volta ao mundo. Até o momento diz ter percorrido 12mil milhas - algo em torno de 22 mil quilômetros.