A Prefeitura de Aracaju, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está capacitando profissionais da área de saúde. Com o foco em Suporte Básico de Vida em Pediatria, o curso acontece hoje, dia 27, e na manhã do sábado, 28, no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
Cerca de 50 funcionários do Samu Aracaju e dos Hospitais Municipais Nestor Piva e Fernando Franco, que integram a Rede de Urgência, estão sendo qualificados. Auxiliares, técnicos, médicos e enfermeiros participam do curso, que visa melhorar a qualidade do atendimento de urgência pediátrica. Durante as aulas são ressaltadas questões como dosagem de medicamento infantil e como agir em situações de emergência como parada cardíaca e insuficiência respiratória.
Os instrutores Sandro Camargo e Larissa Andrelino, enfermeiros da rede municipal, ministraram a aula que ocorreu nessa sexta-feira, com slides, dicas e exercícios teóricos. No sábado, os participantes irão colocar em prática tudo que aprenderam. Para Sandro, a interação dos funcionários está sendo fundamental. "Tivemos uma resposta bem positiva. Dá pra ver que eles estão aprendendo. Muitos estão participando bastante, fazendo intervenções durante a explicação e tirando dúvidas", conta.
O médico do Samu Aracaju, José Denis Souza, está participando da capacitação e ressalta sua relevência para os profissionais de saúde. "O curso é de extrema importância, pois geralmente a área de pediatria não é tão abordada, e é um estímulo para que a gente esteja sempre atualizado", garante.
Núcleo de Educação Permanente
Segundo a coordenadora do NEP, Daniele Martins, os cursos de capacitação acontecem com freqüência. Em 2008, cerca de 400 funcionários foram qualificados pelo Núcleo. Além da importância para o cidadão, os cursos são muito bem aceitos pelos funcionários.
"Abrimos vagas para os profissionais interessados, mas como a procura é grande, sempre temos que fazer novas turmas depois", comenta, lembrando que o curso Suporte Básico de Vida em Pediatria é o terceiro realizado este ano. Ainda segundo Daniele, estão previstos ainda para este semestre cursos voltados para direção defensiva para os motoristas de ambulâncias e também para reforçar a qualidade do atendimento a pacientes com dengue.