Passear pelo Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, conhecer a variedade de plantas cultivadas no local, participar de oficinas de reciclagem e assistir a apresentações teatrais são algumas das atividades do 'Projeto Amigos do Planeta Terra'. Quem não se enche de entusiasmo diante de um roteiro como esse? Promovido pela Divisão de Desenvolvimento de Pessoal da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) da Prefeitura de Aracaju, o projeto oferece ações de educação ambiental, como coleta seletiva do lixo, noções de reciclagem, e atividades lúdicas para crianças, adolescentes e também professores.
Direcionado para alunos da 2ª a 5ª séries do ensino fundamental, o projeto envolve tanto escolas públicas quanto particulares desde 2007 e desenvolve estratégias importantes de preservação do meio ambiente. Ao chegar no Parque, os jovens se impressionam com as novidades que os cercam. "Muitas vezes o passeio promovido pelo ‘Amigos do Planeta Terra' é a primeira oportunidade de visita ao Parque da Sementeira para algumas crianças", observa a sub-coordenadora da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal, Karina Oliveira.
Antes de iniciar qualquer atividade prática, estudantes e professores assistem vídeos, palestras ou peças educativas sobre meio ambiente. Em seguida, partem para o horto, onde aprendem noções de plantio e cultivo das árvores. A terceira etapa do passeio ecológico-educacional apresenta aos participantes a oficina de papel, que mostra a transformação desse material, normalmente destinado ao lixo, em utensílios e pequenos objetos decorativos.
O último destino do itinerário é a Casa de Bambu, local de cultivo de plantas medicinais. Encerradas as atividades, todos se divertem com a volta pelo Parque da Sementeira. "As escolas têm ainda a possibilidade de retornar ao Parque para aprofundar e disseminar os conhecimentos adquiridos através da programação do projeto", ressalta a coordenadora da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal, Lara Cristina.
Recomeço
Este ano, as atividades do projeto Amigos do Planeta Terra recomeçam na próxima segunda-feira, dia 9 de março, e vão até o final do ano. As práticas acontecem duas vezes por semana, atendendo até 45 alunos por turno. No período da manhã, a programação vai das 8h30 às 11h; e à tarde, das 14h30 às 17h. O guiamento dos alunos fica por conta das próprias coordenadoras Lara Cristina e Karina Oliveira. Para participar do projeto as escolas devem agendar a visita de suas turmas, entrando em contato com a Emsurb através do telefone 3179-1225.