A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), da Prefeitura de Aracaju, estendeu o prazo por tempo indeterminado para o cadastramento de veículos de tração animal que circulam na capital. A medida foi adotada para que os condutores de todos os bairros da cidade que ainda não se cadastraram e emplacaram seus veículos possam fazê-los o mais rápido possível. Aqueles que ainda não regularizaram a situação devem ir à Escolinha de Trânsito da SMTT, das 7h às 13h e das 15h às 17h, munidos da xerox do RG, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4. Todo o procedimento é feito gratuitamente.
Estima-se que haja aproximadamente 2.000 veículos de tração animal circulando na cidade. De acordo com a diretora de ensino do Centro de Formação de Condutores da SMTT, Rita de Cássia, até o momento 871 condutores estão cadastrados, 512 já fizeram o curso de direção defensiva e 250 carroças foram emplacadas. "Nós estamos fazendo um trabalho educativo para que todos entendam a importância do emplacamento. Nossa equipe está fazendo um trabalho intensivo, indo até os condutores em depósitos, lojas de materiais de construção e em outras localidades onde eles, em sua maioria, se concentram, a fim de estimular a todos os condutores a emplacarem seus veículos. Nosso trabalho é de conscientização, por isso estendemos o prazo", explica Rita de Cássia.
Inicialmente o condutor deve se dirigir à Escolinha de Trânsito da SMTT, localizada ao lado do Centro de Convenções de Aracaju, no D.I.A, com a documentação exigida para fazer o cadastramento dos seus veículos. Depois participam de um curso sobre noções de trânsito e direção defensiva. Em seguida fazem uma avaliação escrita e só depois desse processo os condutores têm seus veículos emplacados e recebem a carteira que os habilitam a circular na cidade, ou seja, o emplacamento é a última fase do processo educacional.
"Nossa intenção é criar as condições para protegê-los e proteger os cidadãos que transitam pelas vias da cidade. Com o cadastramento e o emplacamento, teremos um maior controle da situação", enfatiza Rita de Cássia. Informações sobre o cadastramento e emplacamento podem ser obtidas na Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT: (79) 3179-1450.