Prefeitura vai lançar Diagnóstico da Proteção Integral de Aracaju

Família e Assistência Social
03/03/2009 16h29
Início > Notícias > Prefeitura vai lançar Diagnóstico da Proteção Integral de Aracaju

Com o objetivo de identificar os problemas e definir as prioridades na área de infância e adolescência para os próximos anos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou um estudo no final do ano passado através da empresa Kairós Desenvolvimento Social. A idéia é criar um sistema de indicadores que facilitem o desenvolvimento das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes no município de Aracaju.

Na manhã de hoje, terça feira, no auditório do Instituto Luciano Barreto Junior, foi realizado um segundo encontro, no qual foi apresentado o Diagnóstico da Proteção Integral de Aracaju, que vai servir como uma importante ferramenta de planejamento participativo. Ele traz indicadores e informações consolidadas com os quais vai ser possível identificar as prioridades de ação e as necessidades de cada um dos diferentes territórios que compõem o município, permitindo que todos os atores da área de assistência a crianças e adolescentes e das políticas públicas em geral tenham condições de planejar ações com base na realidade atual da população.

"É um diagnóstico de extrema importância, não só para a Política de Assistência Social, como também para outras políticas sociais básicas como saúde, educação, esporte, cultura e lazer. Na verdade é um diagnóstico que vai auxiliar o município no redimensionamento da política de atendimento integral à criança e ao adolescente. Ele traz dados da área de educação da assistência social, esporte, cultura e lazer e da profissionalização do adolescente", ressaltou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo.

Ainda de acordo com a secretária, o diagnóstico será de grande importância porque vai ajudar a estabelecer uma maior articulação com outros órgãos. "O diagnóstico vai funcionar como sistema, mas vai dar base para todas essas políticas e para a articulação com órgãos importantes, como o Juizado da Infância e Juventude, a delegacia da Criança e do Adolescente, Fundação Renascer, além de trazer dados que possibilitam uma articulação com outras políticas setoriais desenvolvidas pelo Governo do Estado", completou.

Uma das funções do novo sistema será mapear informações nas áreas, comparar as regiões e apontar os pontos mais críticos. "O sistema de diagnóstico da proteção integral avalia a situação das crianças e adolescentes residentes em cada bairro de Aracaju para poder identificar os problemas e definir as prioridades das ações na área de infância e adolescência para os próximos anos", afirmou o diretor da Kairós Desenvolvimento Social, Elvis Bonassa, responsável pelo estudo.

"Não tenho a menor dúvida de que essa radiografia do trabalho desenvolvido através das políticas públicas com crianças e adolescentes em Aracaju será de grande importância para consolidar o sistema de garantia de direitos", destacou o conselheiro Tutelar do 3º Distrito, Jerônimo da Silva Sérgio. Ao final da reunião ficou definida a atualização dos números apresentados pelo sistema.

Presenças

Além de técnicos da Semasc e conselheiros tutelares, estiveram presentes à reunião a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Fundação Renascer e do Conselho Municipal de Assistência Social.