Prefeito inaugura reurbanização da principal entrada da cidade

Infraestrutura
04/03/2009 08h14
Início > Noticias > 37236

Prestes a completar 154 anos de fundação, Aracaju ganhou um novo marco para receber as pessoas que chegam à cidade. Na noite dessa terça-feira, dia 3, o prefeito Edvaldo Nogueira entregou à comunidade dos bairros Cidade Nova e Siqueira Campos a obra de urbanização do Largo Senador Leite Neto, na confluência entre a rua Paraíba e as avenidas Osvaldo Aranha e Mariano Salmeron, na zona oeste da capital.

A rótula é considerada uma das principais portas de entrada do município e recebeu investimentos de R$ 126.529,56 da Prefeitura de Aracaju em urbanismo. "A nossa cidade cresceu e se modernizou, mas esse ponto continuava o mesmo de muitas décadas.
Precisávamos criar algo que simbolizasse a qualidade de vida e o orgulho do povo aracajuano", resumiu o prefeito.

O canteiro central ganhou área verde, com grama, flores e palmeiras, além de um monumento de seis metros de altura, todo em metal, representando os cidadãos de Aracaju e suas grandes marcas: os cajueiros e os papagaios. Também foram feitas intervenções para facilitar o tráfego de veículos e pedestres. Foram colocadas faixas de travessia, rampas e piso táctil, para pessoas com necessidades especiais.

"Há mais de 20 anos que o poder público não investia em melhorias na entrada da capital. É aqui onde o turista tem o primeiro contato conosco e as pessoas sentiam falta de um tratamento paisagístico, de algo que desse uma mostra do que é a cidade, de suas belezas naturais, de sua organização e da acolhida do seu povo. Aracajuanos e visitantes mereciam uma recepção que refletisse como a cidade é bonita, bem cuidada e limpa", disse Edvaldo.

A rótula faz a ligação entre o acesso à capital, na avenida Osvaldo Aranha, e as áreas comerciais, de praias e o restante da cidade. As obras duraram três meses e deixaram pessoas que passam pelo local satisfeitas, a exemplo do pintor industrial Edvaldo Ferreira, 57, que trafega diariamente de bicicleta pela área com destino ao Centro. "Ficou muito bonito esse local. E ficou mais seguro também para quem vai e vem", pontuou.

Para o taxista Raffael Silva Santos, 20, a valorização da área incrementou a renda de quem trabalha por perto. "Atendo a turistas que ficam hospedados nos hotéis e pousadas do bairro e eles têm elogiado, gostaram mesmo da obra. No posto de combustível em que faço ponto aqui também aumentou o movimento e a segurança, pois ficou tudo mais iluminado, sem falar do trânsito, que está mais organizado", testemunhou Raffael.

As manifestações de satisfação com as interverções urbanas realizadas na área tomaram conta da solenidade, inclusive durante o descerramento da placa de inauguração, quando Edvaldo esteve acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento, Sílvio Santos, do presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb), Paulo Costa, do presidente da Câmara Municipal, vereador Emannuel Nascimento, e do secretário de Estado de Infraestrutura, Valmor Barbosa, representando o governador de Sergipe, Marcelo Déda.

"Fico feliz e satisfeito em ver as pessoas aprovando as ações que a Prefeitura de Aracaju executa em prol do desenvolvimento da cidade e da qualidade de vida dos seus habitantes", disse o prefeito. "Essa é mais uma realização da administração municipal que está sendo entregue com total esmero e faz parte do programação de aniversário de 154 anos de Aracaju, que acontece no dia 17. Vamos divulgar nesta quinta-feira o calendário de atividades comemorativas e convidamos toda a população a participar dos eventos", completou Edvaldo.

Presenças

A inauguração contou com a presença de moradores da região, servidores envolvidos na obra e também dos secretários de Governo, Bosco Rolemberg, Comunicação, Carlos Cauê, de Saúde, Marcos Ramos, de Assistência Social, Rosária Rabelo, de Participação Popular, Rômulo Rodrigues; dos presidentes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Lucimara Passos, das fundações de Trabalho e Renda (Fundat), Carlos Magno, e de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Waldoilson Leite, do superintendente de Transportes e Trânsito, Antônio Samarone, e do diretor da Guarda Municipal, major Edênisson da Paixão, como também dos vereadores Karla Trindade, Jailton Santana, Valdir Santos, Simone Góes e Danilo Segundo.