Monumento de grande valor histórico para os aracajuanos, a Ponte do Imperador passa atualmente por obras de recuperação e adequação, executadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Orçadas em R$ 100 mil, as melhorias incluem pintura, revitalização do piso e da rede elétrica e impermeabilização do teto.
De acordo com o diretor de obras da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Gilvan Sandes, o prazo de execução dos serviços termina no início do mês de abril. "Quando concluirmos, vamos deixar a Ponte do mesmo jeito que estava quando foi inaugurada, conservando a estrutura original", destaca Gilvan.
História
A construção original teve início logo que chegou à então Província de Sergipe Del Rei a notícia da visita do imperador Dom Pedro II. Ao saber da boa nova, o presidente da Província, Dr. Manuel da Cunha Galvão, procurou providenciar uma plataforma capaz de receber o representante maior da nação.
A Ponte, localizada em frente à Praça Fasto Cardoso, foi inaugurada no desembarque de Dom Pedro II, no dia 11 de janeiro de 1860. Antes de se tornar ponto turístico e cartão postal, a estrutura foi utilizada para embarque e desembarque de mercadorias.