Ônibus irregulares são fiscalizados com ajuda da população

Transporte e Trânsito
05/03/2009 15h17
Início > Noticias > 37249


Denúncias feitas por usuários do transporte coletivo de Aracaju ajudaram a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) a retirar de circulação três ônibus que estavam operando sem qualquer condição de segurança ou conforto para a população. Os veículos foram recolhidos e os responsáveis, notificados.

A fiscalização aconteceu na manhã de hoje, dia 5. Uma equipe da Diretoria de Trânsito da SMTT constatou que, dos três veículos, um foi remanejado para atender a outra linha - sem a autorização prévia da Prefeitura de Aracaju - e os outros dois mudaram o seu itinerário e não estavam parando nos pontos de ônibus.

De acordo com o diretor de Trânsito da SMTT, major Paulo César Góis Paiva, no primeiro caso, só haverá a soltura do veículo mediante ao pagamento de multa de R$ 94,50, que deverá será emitida à empresa. Já no segundo flagrante, as multas de R$ 54 serão encaminhadas aos motoristas infratores.

"A população merece respeito, rebocamos esses três veículos para que as empresas responsáveis tomem as medidas cabíveis e para que os infratores sejam punidos. A idéia é fazer com que todos os profissionais da área respeitem o cidadão, que tem direito a esse serviço e paga por ele", justifica Paiva.

Para o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, a participação da população pode ajudar a SMTT a atuar de forma mais eficiente. "Diariamente recebemos mais de 30 denúncias e fazemos o possível para atender a todas as solicitações. O maior índice de queixas se refere a desrespeito ao horário", comenta.

Samarone explica que algumas vezes, os motoristas passam direto por alguns pontos ou se atrasam. "Por estarem com o horário já estourado, determinados condutores não param no ponto, sendo que muitos não o fazem por se tratar de um idoso que solicita a parada e isso não pode de maneira nenhuma acontecer", alerta.

Ainda de acordo com o superintenden, o desrespeito a passageiros , como o citados nas denúncias, é intolerável. "Os ônibus que forem flagrados cometendo infrações deverão ser apreendidos automaticamente", declara Samarone, acrescentando que usuários do transporte público devem colaborar criticando ou sugerindo.

"Quem desejarem dar sugestões ou fazer reclamações deverá ligar para o número da Ouvidoria da SMTT, que é o 3248-3636, ou ainda pelo 118 que é plantão da equipe de trânsito. Para reclamar, o usuário deverá estar atento para o ramal da linha, localizado no pára-brisa, na lateral e na parte posterior do ônibus, assim como devem se atentar ao horário em que a infração foi cometida, para que o veículo e o condutor sejam localizados", orienta.