Mais um importante conjunto de obras será entregue à população aracajuana na noite de hoje, quinta-feira, em comemoração ao aniversário da capital. Na comunidade Ponta da Asa, bairro Lamarão, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), vai inaugurar a terraplenagem, implantação de rede de drenagem e de esgoto, pavimentação e a construção de muros de contenção na rua Eduardo Bomfim. O investimento é de R$ 389.594,88.
Realizada em cinco etapas, a obra visa proporcionar aos moradores e condutores de veículos conforto, segurança e condições de tráfego. Na primeira fase, foi realizado o nivelamento do solo com a execução de terraplenagem. Devido às condições irregulares do terreno - pois se trata de uma região alagadiça - foram utilizadas 593 m3 de base com brita graduada, propiciando a adequação dos paralelepípedos e evitando afundamentos.
A segunda etapa correspondeu à implantação de 232 metros de tubulações da rede de drenagem para coibir a formação de pontos de alagamentos, um problema que parecia sem solução para os moradores da comunidade. "Estou bastante satisfeita com todas as obras. Antigamente a nossa situação era difícil. Com as chuvas, as ruas ficavam cheias de água. Hoje posso andar pelas ruas sem lama ou poeira e tenho certeza que jamais sairei da minha casa para ir para outro lugar. Essa é a minha terra", comemora a costureira Vânia Maria Alves da Silva.
Na terceira fase foram implantados 404 metros de tubos na rede auxiliar de esgotamento. A quarta etapa correspondeu à pavimentação em paralelepípedo dos 420 metros da via. E, por fim, a Emurb construiu um muro de contenção ao longo do trecho que margeia o mangue para impedir que a pavimentação fosse comprometida pela instabilidade do solo.
Conjunto de ações
De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, as obras realizadas na rua Eduardo Bomfim foram planejadas para atender as necessidades específicas da comunidade. "Estamos melhorando a qualidade de vida da população. O prefeito Edvaldo Nogueira demonstra esse compromisso social em todas as obras que estamos executando na cidade. Na Ponta da Asa, mudamos todo o quadro, porque atendemos às demandas específicas daquela comunidade. A população reconhece o nosso trabalho", afirma o engenheiro.