Dia Internacional da Mulher é comemorado em escola municipal com palestra

Educação
06/03/2009 10h42
Início > Notícias > Dia Internacional da Mulher é comemorado em escola municipal com palestra

'Violência doméstica' e 'A importância da mulher na sociedade atual'. Esses foram os temas centrais da palestra que aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac, localizada no Bairro Cidade Nova, dentro da programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas da comunidade escolar.

Ministrada por Adriana Oliveira, presidente da Coordenação dos Movimentos de Mulheres do Estado de Sergipe (Conam Mulher), a palestra teve como objetivo divulgar a importância da data e dar orientações sobre um dos problemas mais freqüentes na sociedade brasileira: a violência doméstica contra o gênero feminino.

"Trazer para a escola discussões que envolvem os vários tipos de violência praticados contra as mulheres, seja a violência doméstica, psicológica, física ou sexual, é muito importante, principalmente porque este é o espaço onde a família está ou deve estar presente. A partir do momento em que oferecemos esclarecimentos e orientações sobre o problema para as comunidades, conseguimos trabalhar com um raio de atuação maior", disse Adriana Oliveira.

Algumas das orientações passadas pela presidente do Conam Mulher foram o que fazer após a violência, a que lugar recorrer e qual a delegacia que a vítima deve procurar. Ela também informou como entrar em contato com o Conam, caso alguém necessite de ajuda.

Para a coordenadora geral da unidade de ensino, a professora Maria Socorro Soares, por apresentarem um poder aquisitivo baixo, os moradores da comunidade na qual a escola está inserida acabam não tendo acesso a informações preciosas, como as que foram passadas por Adriana Oliveira. Por isso, trazer para a escola um profissional que esclareça as dúvidas surgidas no cotidiano foi a maneira encontrada para suprir um pouco essa carência e contribuir socialmente para a diminuição dos índices desse tipo de violência.

"Além de atrair os pais à escola, o objetivo principal da palestra foi fornecer informações necessárias para que a mulher, caso seja vítima de algum tipo de violência, possa se defender e seguir os procedimentos legais que a situação requer. A satisfação dos pais após a palestra foi a parte mais gratificante de todo o evento, pois eles perceberam que existem órgãos oficiais que cuidam dessas causas e pessoas comuns preocupadas com a solução desses casos e com o bem-estar do próximo", concluiu a coordenadora.