Hoje, quinta-feira, o prefeito Edvaldo Nogueira fará a entrega do Troféu Núbia Marques a dez mulheres que se destacaram em 2008 nas mais diversas áreas de atuação. O evento, promovido pela Prefeitura de Aracaju através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), acontece às 17 horas na sede da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease) e faz parte das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). Antes da entrega do troféu, no mesmo local, haverá uma Audiência Pública promovida pelo Conselho da Mulher que tratará da criação do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Aracaju.
Esta é a quinta edição da premiação. Em anos anteriores, o troféu Núbia Marques homenageou várias profissionais, entre servidoras municipais, artistas, jornalistas, lideres comunitárias, empresárias, juristas, médicas, atletas e pesquisadoras. Maria Thétis Nunes, Candelária, Larissa Barata, Eliane Aquino, Marilza Maynard, Mariana Diniz, Cremilda, Carla Suzane, Maria Celi Teixeira, Patrícia Polayne, Aparecida Gama, Joésia Ramos, Adriana Oliveira e Maria Cristina da Foz Mendonça integram a lista de mulheres que tiveram seu trabalho reconhecido pela PMA.
Troféu
Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), assistente social, jornalista, escritora e poetisa, Núbia Marques tem vários livros publicados em diversos gêneros literários. Intelectual de prestígio e engajada nos movimentos em defesa da anistia, da igualdade de gênero e da democracia, foi a primeira mulher a ingressar na Academia Sergipana de Letras (ASL). Entre suas principais obras estão os livros: ´Sinuosas em Carne e Osso´ (1961), ´O Sonho e a Sina´ (1979) e ´O Passo de Estefânia´ (1982).
O quê: Entrega do Troféu Núbia Marques
Quando: quinta-feira, 12, às 17h
Onde: Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease) - avenida Beira Mar, n ° 2.400 (em frente ao Parque da Sementeira)
Contato: (79) 3218-7886