Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Unidade de Saúde da Família (USF) Cândida Alves abriu hoje, 9, a 1º Semana Saúde Mulher. O evento, organizado pelas equipes de Saúde da Família, tem como objetivo integrar a comunidade e promover a saúde da mulher. A programação se estende até o dia 13 de março. A unidade está localizada na Rua São João, s/n, bairro Santo Antônio.
De acordo com a gerente Fabiola Torres, todas as atividades realizadas na USF durante a 1º Semana Saúde da Mulher vão acontecer sem que haja prejuízo algum no atendimento aos usuários. Como parte da programação da semana, a Unidade Cândida Alves vai promover palestras sobre 'Cuidados com a escovação bucal', 'Auto-estima', 'Violência contra as mulheres', 'Reações do recém nascido: aleitamento e puericultura' e 'Prevenção do câncer de mama e do colo do útero'.
Também serão realizadas oficinas de pintura em caixas, crochê e bordados em pedraria. Na próxima sexta-feira, 13, haverá a Caminhada 'Se Liga Mulheres'. A concentração será às 7h da manhã, na própria USF Cândida Alves.
Abertura
Na manhã de hoje, o médico Almir Santana proferiu palestra com o tema 'Como se prevenir das DST'S'. Aproximadamente 80 pessoas assistiram atentas às explicações do médico, em especial sobre o uso da camisinha.
Durante a palestra, Almir Santana distribuiu preservativos masculinos e femininos, além de panfletos informativos e educativos intitulados 'Clube da Mulher Madura', direcionados às mulheres casadas. Em seguida, a comunidade tirou suas dúvidas com o médico.
Para Almir Santana, esse evento é fundamental porque mostra que a unidade está mobilizando a comunidade sobre um assunto tão importante, como a prevenção às DSTs/Aids. "Nesse caso, a importância é maior porque o evento está sendo direcionado às mulheres, já que o número de casos aumentou nesse grupo. Nós precisamos incentivar o uso da camisinha feminina. A mulher casada acredita que está imune às doenças sexualmente transmissíveis, e isso não é verdade", enfatizou Almir Santana.
A gerente Fabiola Torres aposta que a semana vai possibilitar uma maior integração dos profissionais com a comunidade. "Com as palestras e oficinas, iremos conhecer melhor as pessoas e unir toda a equipe. Nossas equipes se dividiram e cada um grupo ficou responsável pela organização de um dia da semana, com as palestras e oficinas. A divulgação ficou por conta dos agentes comunitários de Saúde, que distribuíram a programação na comunidade, convidando as pessoas a participarem da 1º Semana Saúde da Mulher. Vamos nos aproximar mais das mulheres de nossa comunidade e dessa forma despertá-las para o cuidado maior com a saúde", disse animada a gerente.