PMA reurbaniza praça no bairro Industrial

Infraestrutura
10/03/2009 10h49

A reurbanização de praças, realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), tem agradado a população aracajuana, que vem se orgulhando de ver a valorização de espaços públicos na capital brasileira da qualidade de vida. Uma das comunidades que receberão em breve mais uma praça completamente reformada será a do bairro Industrial.

A praça Liberato Costa, localizada na rua Sebastião Costa com a travessa Antipas Costa, recebeu alguns elementos previstos no projeto padrão da Emurb. A área passou por uma revitalização geral e agora voltará a ser opção de lazer para crianças e idosos da região. O investimento foi de R$ 58.833,51.

Com 530,32 m², o espaço recebeu quatro rampas para deficientes físicos, nove bancos de concreto, duas mesas de concreto com pintura para jogo de dama, parque infantil, e 140 m² de área de grama. A obra está 98% concluída.

Nivaldo Dantas, morador do bairro Industrial há 40 anos, conta que antes da expansão comercial ocorrida na área, as imediações da praça Liberato Costa eram predominadas por residências e recebiam o nome de Vila João Costa. O aracajuano que deu seu nome à localidade era dono de uma famosa serraria da época e foi o fundador do conjunto de casas. Além da Vila, João Costa fundou a modesta capela Santa Luzia, hoje uma das poucas construções do local que resistiram ao tempo e remetem àquele período.

Ainda de acordo com Nivaldo Dantas, a praça chegou a passar por uma reforma no ano de 1986, mas a ação do tempo e a depredação a transformaram em um local inapropriado para o lazer. "Na época, os próprios moradores plantaram estas árvores que até hoje aí estão, mas aos poucos o espaço foi ficando desgastado e passou até a ser usado como estacionamento por pessoas que vão nos comércios aqui da região", relata.

Projeto Padrão

Para garantir que a alta qualidade da construção e revitalização das praças esteja presente em todos os lugares, a Emurb tem um projeto padrão com elementos fundamentais, que são implantados de acordo com a dimensão dos espaços.

Entre eles estão: mobiliário urbano; aparelhos para a prática de ginástica; quadras esportivas; iluminação, arborização e plantio de grama; parque infantil; piso tátil e rampa para acesso de cadeirantes; além de outros diferenciais colocados de acordo com as possibilidades de cada lugar.

De acordo com o diretor de obras da Emurb, Gilvan Sandes, apesar dos esforços da Empresa para manter as praças reformadas em bom estado de conservação, um dos maiores problemas enfrentados é a depredação por parte de vândalos. "Nossos projetos visam construir o melhor espaço possível dentro das dimensões dos terrenos que encontramos, mas infelizmente muitas vezes alguns vândalos quebram as construções antes mesmo da inauguração", lamenta.