PMA começa a preparar a I Conferência Municipal de Segurança Pública

Governo
10/03/2009 18h22

A Prefeitura de Aracaju deu início hoje, terça-feira, aos preparativos para a I Conferência Municipal de Segurança Pública, que será realizada até o final de maio com o objetivo de discutir diretrizes e políticas de segurança que priorizem a cidadania e a prevenção à violência. Em reunião ocorrida esta tarde no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, foi definida a coordenação executiva responsável pela organização do evento e marcada a primeira plenária de mobilização.

Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Secretaria Municipal de Governo, em parceria com a Guarda Municipal de Aracaju. Além de gestores da esfera governamental, também participam dos preparativos representantes de entidades da sociedade civil e dos trabalhadores da área de segurança pública. No encontro de hoje estiveram presentes integrantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Polícia Civil, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju (Sigma), Federação dos Conselhos Municipais de Segurança Pública, Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Pastoral Carcerária e Unidas.

Segundo o secretário de Governo, Bosco Rolemberg, tudo será feito para garantir que o maior número possível de pessoas se envolvam e participem efetivamente da Conferência. "Todos os segmentos da sociedade devem participar para que a discussão acerca da política de segurança pública seja muito mais ampla. Nessa primeira plenária que vamos realizar sexta-feira, dia 13, às 9 horas, no auditório do Cemarh, vamos aumentar essa mobilização e montar uma coordenação mais aberta e participativa", antecipou Bosco.

O diretor da Guarda Municipal de Aracaju, major Edênisson Paixão, explicou que na Conferência Municipal serão escolhidos aqueles que vão representar Aracaju na Conferência Nacional, que acontecerá no segundo semestre, em Brasília. Lá serão definidas as bases de um novo plano de segurança, mais humanizado. "Será uma oportunidade de apresentarmos nacionalmente as nossas propostas. Por isso temos que nos dedicar a essa primeira etapa, que é a Conferência Municipal. Acredito ser salutar que a Guarda Municipal participe da coordenação e organização desse evento", disse.

Conferência Nacional

A I Conferência Nacional de Segurança Pública foi convocada pelo Governo Federal para discutir o redirecionamento da política de segurança pública adotada em todo o país. De acordo com Bosco Rolemberg, atualmente, a questão da violência e da criminalidade tem sido encarada sob uma ótica diferente. "A problemática está sendo enfrentada com uma postura mais preventiva. Estão sendo priorizados o resgate da cidadania, a educação e o valor da dignidade humana", explicou.

Para ele, a realização de Conferências voltadas à discussão do tema vem auxiliar a implantação dessa nova linha de trabalho, uma vez que elas vão permitir a difusão de idéias sintonizadas como a nova política implantada nacionalmente.