Condutores de veículos de tração animal são capacitados pela SMTT

Transporte e Trânsito
11/03/2009 10h06
Início > Notícias > Condutores de veículos de tração animal são capacitados pela SMTT

Com a nova lei que regulamenta a circulação de veículos de tração animal (lei nº 3.502, de 26 de novembro de 2007), a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem se empenhado ainda mais em garantir a segurança e organização do trânsito da cidade. Através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a PMA viabiliza, além do emplacamento das carroças, um curso de orientação dos condutores.

A capacitação é um pré-requisito que deve ser cumpridos pelo condutor para ter seu veículo devidamente emplacado e obter a licença para transitar na cidade. O curso, que é gratuito, dura apenas dois dias e aborda temas como legislação, conduta no trânsito e aspectos da lei municipal. Segundo o instrutor responsável pelas aulas, Adriano Amorim, o material didático é desenvolvido especialmente para atingir o público alvo. "Utilizamos apostilas, muitas imagens e uma linguagem cotidiana, para garantir que eles assimilem o conteúdo", afirma.

Durante as aulas, os condutores recebem orientações sobre questões ambientais, onde depositar o lixo e o entulho recolhidos pelas carroças e que cuidados tomar para não ter sua habilitação apreendida. Para eles as punições são menos severas, mas as infrações também podem resultar na perda da licença.

"Na primeira infração o condutor recebe uma advertência. Na segunda, recebe uma multa equivalente a 5% do salário mínimo; na terceira, o valor vai para 10%. Se ele chegar à quarta infração, perde a licença e tem o veículo apreendido", explica Amorim, lembrando que as infrações cometidas pelo condutor são zeradas anualmente.

Ao final do curso, os condutores passam por uma prova teórica para avaliar o aprendizado. Segundo a coordenadora de educação para o trânsito, Marieta Falcão, a aceitação dos condutores tem sido boa e os resultados das provas são excelentes. "A maioria das provas teve notas altas, nove ou dez", afirma, ressaltando que o curso garante uma mobilidade urbana tranqüila, evitando congestionamentos nas vias.

Depois que o condutor conclui o curso e recebe sua licença, o veículo está pronto para o emplacamento. Já foram emplacados cerca de 300 veículos e todos os outros cadastrados devem estar emplacados e prontos para transitar até o final do mês.