Exposição 'Olhares sobre Aracaju' fica aberta ao público até amanhã

Funcaju
30/03/2009 11h01
Início > Notícias > Exposição 'Olhares sobre Aracaju' fica aberta ao público até amanhã

Está aberta ao público, na Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS), a exposição coletiva 'Olhares sobre Aracaju', que reúne 41 obras de 22 artistas plásticos locais. A mostra, promovida pela  Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) da Prefeitura de Aracaju, segue até amanhã, 31, e faz parte das comemorações pelo aniversário da capital sergipana.

Todas as obras (telas, fotografias e esculturas) têm características particulares, mas a maioria retrata a paisagem urbana de Aracaju. No processo de criação, cada um dos artistas mostrou sua criatividade por meio do uso de diferentes materiais. Gorete Nascimento usou uma técnica mista em um trabalho artesanal com caixas de fósforos, fotografias digitais e móbiles de arames, formando 18 mini-postais de vários pontos da cidade. "A mostra é uma das melhores de que já participei, com trabalhos de boa qualidade, obras diversificadas, combinando fotografias, pinturas e esculturas", comenta.

Cleber Tintiliano, que está expondo dois trabalhos em pintura acrílica sobre tela e explorou a paisagem urbana da capital, enfatiza a importância da exposição em um espaço tradicional das artes sergipanas. "A Álvaro Santos é a galeria oficial da cidade e o local onde grandes mestres começaram a expor suas obras", avalia.

Já o artista plástico Joel Dantas mostrou por meio de cores vivas o folclore e os pontos históricos da cidade. Em 'To te Ajeitando' e 'Aracaju - A Nascente, Uma Alegoria', ele retratou figuras típicas do folclore que aqui viveram nas décadas de 60 e 70, considerados os 'anos dourados', e fez a descrição do ato da colina da Igreja do Santo Antônio, "onde nasceu a capital sergipana, e a religiosidade do seu povo".

Para o diretor da GAAS, Luiz Fernando Cajueiro, que também é artista plástico e está participando da mostra com a pintura em óleo sobre tela intitulada 'Sobre Aracaju', a maior importância dessa exposição está no fato de promover e preservar o trabalho dos artistas locais, incentivando as artes plásticas em todo o Estado. "Além disso, oportunizamos ao público uma visão diferenciada sobre a cidade, a partir do olhar de cada artista. Para mim, é uma forma de dizer 'parabéns Aracaju'", destaca.

Na opinião do presidente da Funcaju, Waldoilson Leite, homenagear a capital sergipana por meio da arte é uma forma de reconhecer e valorizar a cultura e a tradição do povo aracajuano. "Temos aqui pintores, escultores e fotógrafos de renome que vieram reverenciar a nossa história num dos eventos mais tradicionais das comemorações do aniversário da cidade", afirma. 

A exposição coletiva fica aberta das 8 às 18 horas. A Galeria Álvaro Santos fica na praça Olímpio Campos, s/n, Centro. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone 3179-1308.


Confira a relação dos 22 artistas que estão com trabalhos expostos na galeria:

Antônio da Cruz - Escultura
Antônio Tavares (Pinto) - Escultura
Fernando Cajueiro - Tela
Joel Dantas - Tela
Marcelo Uchoa - Tela
Ronaldo Oliveira  (Caã) - Tela
Ismael Pereira - Tela
Ana Denise - Tela
Márcia Guimarães - Tela
Luiz Mangueira - Tela
Cleber Tintiliano - Tela
Adriana Dantas - Tela
Nailson Belém - Tela
Tanit Bezerra - Fotografia
Edel Ferreira - Fotografia
Isavanny Farias - Fotografia
Josias Costas - Fotografia
Márcio Garcez - Fotografia
Benedito Letrado - Fotografia
Gorete Nascimento - Fotografia
José Aquino - Fotografia
Silvio Luiz - Fotografia

 

 

 

 

 

.