Desde 2003, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Trabalho (Fundat), facilita cada vez mais a vida do trabalhador aracajuano através do Credpovo. O serviço oferece ao cidadão crédito para abrir e manter seu próprio negócio, gerando renda e empregos. As principais vantagens são os baixos juros e o longo prazo de financiamento.
"A nossa função é intermediar a relação entre o cliente e o banco, dentro das necessidades de cada cliente", explica Jorge Lobo, coordenador do Credpovo. "Nós analisamos o perfil do cliente, analisamos o valor e como será a aplicação do dinheiro, e procuramos o banco e a linha de crédito mais adequados", completa.
Após a aprovação do crédito, a Fundat dá toda a assistência ao trabalhador, passando noções e dicas de empreendedorismo e acompanhando o andamento do empréstimo periodicamente. Para o presidente da Fundat, Carlos Magno, a facilidade da negociação também é outro atrativo. "É muito mais fácil para a pessoa vir, conversar aqui no Credpovo, sem fila, com pessoas mais acessíveis, com uma linguagem mais fácil, do que ir direto ao banco para solicitar o empréstimo", garante.
Patrícia Nascimento, pequena empresária, trabalha com confecção de fardas há 20 anos. Em 2008, precisou de capital para ampliar seu negócio, mas, segundo relata, a taxa de juros nos bancos era muito alta. Através do Credpovo ela conseguiu financiar seu empréstimo com juros muito mais acessíveis. "É muito difícil pra gente conseguir empréstimo porque os juros são muito altos mesmo. No banco que procurei a taxa era de 2,5% e pelo crédito da Fundat não chega nem a 1%", revela.
Com a ajuda do Credpovo, Patrícia adquiriu mais cinco máquinas de costura para o seu empreendimento e já encomendou novos móveis para o escritório. Além disso, a ampliação dos negócios e o aumento da demanda fez com que ela contratasse mais funcionárias. "Estamos em fase de seleção, analisando alguns currículos. Vou precisar de pelo menos mais quatro costureiras", conta.
Números
Além de Patrícia, mais 97 pessoas foram beneficiadas através Credpovo em 2008, resultando em quase R$ 930 mil em empréstimos liberados. Desde a implantação do serviço, em 2003, até o ano passado, o Credpovo já intermediou a liberação de mais de R$ 12,4 milhões, gerando mais de 18 mil empregos em Aracaju.
Para Carlos Magno, em tempos de crise, o serviço ganha ainda mais importância. "O Credpovo se torna primordial, pois possibilita que o cidadão abra seu próprio negócio, gerando também outros empregos", analisa.