Prefeito acompanha liberação de R$ 250 milhões para o Sergipe Cidades

Agência Aracaju de Notícias
11/03/2009 18h29
Início > Noticias > 37316

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, acompanhou na tarde de hoje, quarta-feira, no Rio de Janeiro (RJ), a liberação de R$ 250 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que o Estado dê continuidade ao programa de desenvolvimento territorial Sergipe Cidades. Assinaram o termo que oficializa o repasse o governador de Sergipe, Marcelo Déda, e o presidente do banco, Luciano Coutinho.

O financiamento vai permitir que o governo leve adiante o plano de descentralização e interiorização do desenvolvimento de Sergipe, cujo objetivo é potencializar o desenvolvimento dos oito territórios sergipanos e gerar inclusão pela renda e pelo direito a todos os habitantes do Estado. Os delegados que votaram durante o Planejamento Participativo escolheram os investimentos prioritários em suas regiões.

O prefeito acredita que a aprovação dos requisitos do projeto representa uma conquista significativa na intenção do Governo de Sergipe de potencializar a geração de empregos, renda e qualidade de vida em todo o interior sergipano. "Os recursos serão utilizados na estruturação das cidades e no estímulo ao surgimento de novos empreendimentos, que vão transformar o interior e fortalecer o Estado como um todo", disse Edvaldo.

Para o governador, o 'Sergipe Cidades' é um projeto síntese e catalisador dos demais programas de desenvolvimento do Governo do Estado. "O Sergipe Cidades traduz com fidelidade o perfil do nosso governo e a essência da nossa missão à frente da administração estadual", sentenciou. Segundo Déda, a aprovação do BNDES é um mérito de importância histórica que representa o acerto das ações governamentais e das metas definidas como prioritárias.

A partir de agora, ocorrerá o envio de documentos complementares, legislação pertinente e alguns projetos para o chamado 'enquadramento' por parte da equipe técnica do BNDES. A expectativa é de que, até o final de novembro, com a aprovação da direção do banco, a minuta do contrato para financiamento já esteja aprovada.

Serão construídos nos próximos dois anos equipamentos sociais como centros de cultura, ginásios esportivos, mercados territoriais, escolas profissionalizantes, delegacias e praças nos maiores povoados e sedes de 74 municípios sergipanos, à exceção de Aracaju. Serão desenvolvidos os núcleos urbanos de acordo com as necessidades apontadas pela população, ouvindo as demandas do povo.

Também acompanharam o governador durante o evento o senador Antônio Carlos Valadares, os deputados Ulices Andrade (presidente da Assembléia Legislativa do Estado), Jackson Barreto, Valadares Filho e Albano Franco, e os secretários Lúcia Falcón, do Planejamento, Jorge Santana, do Desenvolvimento Econômico, Oliveira Júnior, da Casa Civil, João Andrade, da Fazenda, Walmor Barbosa, da Infra-estrutura, Humberto Costa, das Cidades e Integração Municipal, além de Max Montalvão, presidente da Deso, e de Pedro Lopes, representante de Sergipe em Brasília.