O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, deu início na manhã de hoje, sábado, ao novo Plano de Intensificação de Combate à Dengue. As ações foram deflagradas com uma força-tarefa especial de combate à doença, desta vez no bairro Coroa do Meio, zona sul da capital. A concentração aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel.
O Plano de Intensificação foi lançado ontem, durante a solenidade de posse dos novos agentes de endemias. A intenção é reduzir os riscos de surgimento de novos casos de dengue em toda a capital, especialmente nas sete localidades onde o último Levantamento de Índice Rápido do Aeds aegypt (LIRAa) apontou aumento da infestação larvária, em decorrência das condições climáticas favoráveis. O calendário de ações seguirá ao longo da semana nos bairros Novo Paraíso, América, Cidade Nova, Suissa, Lamarão e bairro Industrial.
De acordo com Edvaldo, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) não está poupando esforços para combater a doença. Cerca de 1.100 agentes de endemias e de saúde compõem o esquadrão formado para identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti nas residências e alertar o cidadão sobre a importância de evitar o acúmulo de água em reservatórios.
"Não vamos permitir que a dengue volte daquela maneira. Vamos todos trabalhar para acabar com a doença", conclamou o prefeito."Nós estamos fazendo um novo trabalho. Desde o ano passado, a Prefeitura tem desenvolvido um trabalho intensivo de combate à dengue e ontem contratamos mais 200 novos agentes de endemias para conscientizar a população", finalizou.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, Aracaju está em um patamar muito mais confortável no tocante à dengue em relação ao mesmo período do ano passado, embora isso não signifique que as ações de prevenção e controle possam ser suspensas.
A diretora da Comissão de Combate à Dengue, Ana Márcia, informou que a ação ocorrida na manhã de hoje no bairro Coroa do Meio não é uma ação isolada e sim continuada. Ela é um viés do trabalho desenvolvido diariamente em cada ponto da cidade com fins de acabar com a doença na capital sergipana.
Se os moradores agirem como o agente de endemias Adilson do Carmo, Aracaju deve se livrar logo da dengue. "Se eu estiver fazendo a minha parte e cada um fizer a sua, a gente vai conseguir manter a situação sob controle. As pessoas estão recebendo super bem a gente", endossou Adilson.
Números
Em 2008, foram registrados, respectivamente nos meses de janeiro, fevereiro e março, 140, 155 e quase mil casos confirmados de dengue em Aracaju, ao passo que este ano os números caíram para 13, 10 e 3.
Isso representa um decréscimo de 92,2% dos casos confirmados da doença no município de Aracaju nos três primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado. Contudo, como alerta o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, para que os índices continuem assim, a população precisa continuar colaborando.